25.º Aniversário do CIEJD

Celebrámos no dia 27 de março de 2020, o 25.º aniversário da inauguração oficial do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

imagem comemorativa dos 25 anos do ciejd

Ao longo destes anos, apostámos no conhecimento e na difusão sobre temas europeus em língua portuguesa, tentando fazer chegar a Europa a todos e reforçar o sentimento de pertença a este projeto comum. 

A Europa mudou muito desde 1995: novos Estados-Membros, novos temas, novas realidades, novos processos, novos direitos/deveres, novos desafios. E nós estivemos lá, tentando contribuir para uma sociedade mais viva, participativa e informada.

Nesta ocasião, impõe-se um agradecimento muito especial a todos os que connosco colaboraram e colaboram, quer integrando a equipa do CIEJD, quer apoiando e promovendo as nossas iniciativas. E um agradecimento também a si que connosco partilhou esta jornada.

Continue aí pela Europa, por Portugal e por nós.

equipa do ciejd

A equipa do CIEJD

 

Mensagens sobre a comemoração do 25.º aniversário do CIEJD

Quero felicitar o CIEJD neste 25.º aniversário pela sua valiosa contribuição para a difusão de informação sobre a União Europeia (UE) em língua portuguesa. Nos dias incertos que atravessamos, compete-nos reafirmar a promoção de uma cidadania europeia ativa como chave para a renovação da esperança e confiança dos cidadãos na União Europeia. Quero, por isso, agradecer a todos que colaboram e colaboraram com o CIEJD, fazendo votos de que juntos possamos, em estreita cooperação, continuar esta importante missão.​

Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus (27 março 2020)


O Centro de Informação Europeia Jacques Delors cumpre hoje 25 anos ao serviço da difusão do projeto europeu junto da sociedade portuguesa e de todos os falantes de português no mundo. Criado em 1995, como uma parceria entre o Governo português e a Comissão Europeia, o Centro é, desde 2008, um serviço da Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Ao longo deste quarto de século, muito foi feito, tanto na área da informação, como da formação, sobretudo junto da população mais jovem, designadamente estudantes do ensino básico e secundário. Foram também estabelecidas parcerias com inúmeras entidades públicas e privadas, por forma a criar uma rede que que permitisse que as atividades chegassem a todo o país, assegurando a igualdade de acesso à informação europeia. No momento atual em que a Europa parece estar longe do cidadão é, por isso, fundamental recordar a importância do projeto europeu e o seu contributo para a paz, democracia e prosperidade na Europa. E o CIEJD está há 25 anos no terreno para isso mesmo e continuará a estar em 2020 e nos anos vindouros. É uma tarefa que nunca estará terminada.

Agradecendo a todos os que colaboram e dirigiram o Centro ao longo destes 25 anos, aqui ficam as nossas felicitações pelo meritório e incansável trabalho realizado.

Rui Vinhas, Diretor-Geral dos Assuntos Europeus e Regina Quelhas Lima, Diretora do CIEJD (27 março 2020)

 

Outros testemunhos sobre o CIEJD

Longa vida ao Centro de Informação Jacques Delors!

Vítor Martins, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (19 maio 2005)


Os meus mais sinceros votos de muitos êxitos ao Centro Jacques Delors na prossecução do seu trabalho a favor dos ideais europeus!

Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia (19 maio 2005)


Dans l’esprit de Jacques Delors le Centre de Lisbonne est un relais essentiel entre la société civil et l’Europe, particulièrement au moment où la convention doit faire des choix fondamentaux pour l’Europe du 21ème siècle.

Jean-Luc Dehaene, Vice-Presidente da Convenção sobre o Futuro da Europa (14 março 2003)


Mi sincera felicitación al Centre Jacques Delors de Lisboa por su excelente trabajo. Y mi fermente deseo de que continúen en esta línea de difusión de la idea de Europa.

Alejo Vidal Quadras, Vice-Presidente do Parlamento Europeu (16 outubro 2002)


Com muito gosto e admiração pelo trabalho realizado, em prol da Europa e do desenvolvimento e da paz. Amigas saudações.

Jorge Sampaio, Presidente da República Portuguesa (5 dezembro 2001)


Avec toutes mes félicitations et mon admiration pour le travail accompli pour une Europe plus proche du citoyen.

Jacques Santer, Presidente da Comissão Europeia (7 outubro 1997)


Pour le Centre d’Information et pour son administrateur, Madame Maria Jesus Chaves, avec toutes mes félicitations pour le travail remarquable accompli depuis 1995.

Jacques Delors, Presidente da Comissão Europeia (5 maio 1997)


Conheça aqui outros testemunhos.

Deixe-nos o seu testemunho

25 anos CIEJD

Porque para nós as opiniões contam, envie o seu comentário

Em 2020, o CIEJD comemora o 25.º aniversário da sua inauguração oficial.

Em 2015, o CIEJD celebrou 20 anos de vida a formar, informar e comunicar sobre a UE.

Em 2005, o CIEJD celebrou 10 anos de informação sobre a Europa em português.