InnovFin - Financiamento da UE para Inovadores

Comissão Europeia | Grupo Banco Europeu de Investimento

Nova geração de instrumentos financeiros e serviços de aconselhamento da UE para facilitar às empresas inovadoras o acesso ao financiamento.

Ver PDF
Inovação 2
Índice

Enquadramento

No âmbito do Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020) - Horizonte 2020, a Comissão Europeia e o Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI¹ e FEI²) lançaram uma nova geração de instrumentos financeiros e serviços de consultoria para ajudar empresas inovadoras a terem acesso mais facilitado a financiamento: «InnovFin - Financiamento da UE para Inovadores»³.

Ao longo dos próximos sete anos, espera-se que os produtos InnovFin disponibilizem mais de 24 mil milhões de euros de financiamento destinado à investigação e à inovação (I&I) realizadas por pequenas, médias e grandes empresas bem como aos promotores de infraestruturas de investigação. Este financiamento destina-se a apoiar investimentos finais em I&I que podem atingir 48 mil milhões de euros.

Quais os principais objetivos do InnovFin

Os instrumentos financeiros InnovFin visam facilitar acelerar o acesso ao financiamento para empresas inovadoras e outras entidades na Europa, oferecendo opções de financiamento sob medida para uma ampla gama de clientes, de pequenas startups a grandes empresas ou instituições públicas que promovem atividades de I&I.

Instrumentos InnovFin

Os instrumentos a seguir apresentados, relacionam-se com o Programa Horizonte 2020, mais precisamente com a temática: Acesso a Financiamento de Risco da Prioridade 2 - Liderança Industrial e constituem uma forma inovadora de investimento em empresas e atividades propícias ao crescimento.

Elegibilidade

Os projetos elegíveis a financiamento InnovFin pode ser povenientes de empresas localizadas nos 27 Estados-Membros da UE4 e nos países associados do Horizonte 2020.

Como apresentar uma candidatura aos instrumentos InnovFin?

Para empresas ou outras entidades elegíveis
1. Verificar se a empresa ou o projeto é elegível. Para tal basta verificar o tipo de atividades elegíveis para financiamento.
2. Se a empresa ou projeto for elegível, entrar em contacto com o BEI através dos seguintes meios:

Para intermediários financeiros - basta consultar o link relativo ao InnovFin Garantia para as PME e verificar quais as candidaturas em aberto e as informações relativas à elegibilidade.

Para os serviços de aconselhamento - deverá ser enviada uma solicitação por escrito, via e-mail, para o mail: innovfinadvisory@eib.org. O e-mail deverá incluir uma proposta relativa aos termos de referência.

Notas


¹ No âmbito do InnovFin, o Banco Europeu de Investimento (BEI) concede empréstimos a empresas de dimensão média e grande, ou garantias aos bancos que lhes concedem crédito.

² No âmbito do InnovFin, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) presta garantias aos bancos que concedem crédito às pequenas e médias empresas e - numa fase posterior - investir em fundos de capital de risco que fornecem capital próprio às empresas em fase de arranque e às empresas de crescimento rápido.

³ O InnovFin baseia-se no Mecanismo de Financiamento com Partilha de Riscos (Risk-Sharing Finance Facility - RSFF), desenvolvido no âmbito do Sétimo Programa-Quadro da UE para a Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico (PQ7).

4 Com a saída do Reino Unido da UE em 2020, o país deixa de usufruir dos instrumentos do InnovFin, visto que deixar de fazer parte como membro do BEI.