InnovFin - Financiamento da UE para Inovadores
Nova geração de instrumentos financeiros e serviços de aconselhamento da UE para facilitar às empresas inovadoras o acesso ao financiamento.

Enquadramento
No âmbito do Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020) - Horizonte 2020, a Comissão Europeia e o Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI¹ e FEI²) lançaram uma nova geração de instrumentos financeiros e serviços de consultoria para ajudar empresas inovadoras a terem acesso mais facilitado a financiamento: «InnovFin - Financiamento da UE para Inovadores»³.
Ao longo dos próximos sete anos, espera-se que os produtos InnovFin disponibilizem mais de 24 mil milhões de euros de financiamento destinado à investigação e à inovação (I&I) realizadas por pequenas, médias e grandes empresas bem como aos promotores de infraestruturas de investigação. Este financiamento destina-se a apoiar investimentos finais em I&I que podem atingir 48 mil milhões de euros.
Quais os principais objetivos do InnovFin
Os instrumentos financeiros InnovFin visam facilitar e acelerar o acesso ao financiamento para empresas inovadoras e outras entidades na Europa, oferecendo opções de financiamento sob medida para uma ampla gama de clientes, de pequenas startups a grandes empresas ou instituições públicas que promovem atividades de I&I.
Instrumentos InnovFin
Os instrumentos a seguir apresentados, relacionam-se com o Programa Horizonte 2020, mais precisamente com a temática: Acesso a Financiamento de Risco da Prioridade 2 - Liderança Industrial e constituem uma forma inovadora de investimento em empresas e atividades propícias ao crescimento.
Pequenas e Médias Empresas

InnovFin Garantia para as PME (produto indireto)
Fornece garantias e contragarantias para o financiamento entre 25 000 e 7,5 milhões de euros, a fim de melhorar o acesso ao crédito por parte das PME inovadoras e das pequenas empresas de média capitalização inovadoras (até 499 trabalhadores).

InnovFin Capital de Risco para as PME
Fornece investimentos igualitários de capitais e co-investimentos para fundos com foco na fase inicial do financiamento das empresas.
Empresas de Média Capitalização

InnovFin Garantia para as empresas de média capitalização (produto indireto)
Oferece garantias ou empréstimos condicionais de entre 7,5 e 25 milhões de euros, para melhorar o acesso ao financiamento por parte das grandes empresas de média capitalização inovadoras (até 3 000 trabalhadores).

InnovFin Financiamento ao Crescimento das Empresas de Média Capitalização (produto direto)
Oferece empréstimos ou garantias privilegiados ou subordinados (incluindo financiamento equiparado a capital), entre 7,5 e 25 milhões de euros, para melhorar o acesso ao financiamento sobretudo por parte das grandes empresas de média capitalização inovadoras (até 3 000 trabalhadores), mas também para as PME e as pequenas empresas de média capitalização.
Empresas de Alta Capitalização

InnovFin Grandes Projetos (produto direto)
Destina-se a melhorar o acesso ao financiamento de risco por parte dos projetos de I&I provenientes de grandes empresas e de médias e grandes empresas de média capitalização; universidades e institutos de investigação; infraestruturas de I&I (incluindo infraestruturas para possibilitar a inovação); parcerias público-privadas e; instrumentos ou projetos para fins especiais (nomeadamente os que promovem projetos de demonstração industrial de caráter inovador à escala comercial). Os empréstimos variam entre 7,5 e 300 milhões de euros.
Aconselhamento

InnovFin Aconselhamento (produto direto)
Serviços prestados pelo BEI, com base num montante que pode ir até 28 milhões de euros, que visam melhorar o acesso aos bancos e a preparação para o investimento dos projetos de grande dimensão que exigem importantes investimentos a longo prazo. Presta também aconselhamento com vista a melhorar as condições de acesso ao financiamento de risco para a I&I. Os principais clientes previstos são os promotores de grandes projetos de I&I que correspondem aos desafios societais evocados no Horizonte 2020.
Elegibilidade
Os projetos elegíveis a financiamento InnovFin pode ser povenientes de empresas localizadas nos 27 Estados-Membros da UE4 e nos países associados do Horizonte 2020.
Como apresentar uma candidatura aos instrumentos InnovFin?
Para empresas ou outras entidades elegíveis
1. Verificar se a empresa ou o projeto é elegível. Para tal basta verificar o tipo de atividades elegíveis para financiamento.
2. Se a empresa ou projeto for elegível, entrar em contacto com o BEI através dos seguintes meios:
- innovfin@eib.org - para financiamento entre os 25 e 300 milhões de euros;
- innovfinMGF@eib.org - para empresas de média capitalização inovadoras à procura de financiamento entre os 7,5 e os 25 milhões de euros;
- sítio web: InnovFin Garantia para as PME - para empresários e PME que procuram dívida ou financiamento de capital.
Para intermediários financeiros
Basta consultar o link relativo ao InnovFin Garantia para as PME e verificar quais as candidaturas em aberto e as informações relativas à elegibilidade.
Para os serviços de aconselhamento
Deverá ser enviada uma solicitação por escrito, via e-mail, para o mail: innovfinadvisory@eib.org. O e-mail deverá incluir uma proposta relativa aos termos de referência.
Notas
¹ No âmbito do InnovFin, o Banco Europeu de Investimento (BEI) concede empréstimos a empresas de dimensão média e grande, ou garantias aos bancos que lhes concedem crédito.
² No âmbito do InnovFin, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) presta garantias aos bancos que concedem crédito às pequenas e médias empresas e - numa fase posterior - investir em fundos de capital de risco que fornecem capital próprio às empresas em fase de arranque e às empresas de crescimento rápido.
³ O InnovFin baseia-se no Mecanismo de Financiamento com Partilha de Riscos (Risk-Sharing Finance Facility - RSFF), desenvolvido no âmbito do Sétimo Programa-Quadro da UE para a Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico (PQ7).
4 Com a saída do Reino Unido da UE em 2020, o país deixa de usufruir dos instrumentos do InnovFin, visto que deixar de fazer parte como membro do BEI.