Visitas às Instituições, Órgãos e Agências da UE

As visitas de estudo constituem uma forma diferente de aprender. Conheça as várias possibilidades de visitar instituições, órgãos ou agências da UE.

Bandeira dos Estados-Membros da UE no Parlamento Europeu

Destaque:

  • Conselho da União Europeia - Sessões de Informação à distância com especialistas  
    As visitas presenciais ao Conselho estão suspensas, em substituição é possível agendar sessões de informação virtuais. A visita virtual é em grupo e os assuntos podem ser gerais, ou temáticos, há ainda a possibilidade de falar com os bibliotecários sobre as coleções e o seu trabalho.
    + informação. Faça a sua visita virtual de 360º aqui.
     
  • Comissão Europeia -  Visita virtual 360º
    Através desta aplicação é possível encontrar informações, jogar e assistir a vídeos para descobrir mais sobre a Comissão, bem como sobre a sua ação para o bem-estar dos cidadãos e das cidadãs. Faça a sua visita aqui.

As visitas de estudo às instituições europeias complementam os conteúdos das áreas curriculares disciplinares e despertam os alunos para a importância de uma cidadania europeia ativa.

Existem vários concursos anuais que premeiam os jovens com visitas às instituições como por exemplo o Ser Europeu e o Portugal Europeu do Espaço Público Europeu e o Euroscola, programa do Parlamento Europeu. É possível, ainda, a Escola visitar o Parlamento Europeu a convite de um dos deputados portugueses no Parlamento Europeu, constituindo, assim, um grupo patrocinado. Consulte os deputados portugueses ao Parlamento Europeu e respetivos contactos aqui

Para organizar uma visita de estudo livre encontra neste conteúdo informações sobre os procedimentos a adotar para cada uma das instituições, órgãos ou agências da União Europeia.

Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Conselho Europeu / Conselho da União Europeia, Comité Económico e Social Europeu e Comité das Regiões Europeu.

Parlamento Europeu.

Parlamento Europeu, Tribunal de Justiça da UE e Tribunal de Contas Europeu.

Gabinete do Parlamento Europeu, Representação da Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento (BEI), Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA),  Observatório Europeu da Droga (...)