Voltar a viajar em segurança na Europa

Em tempo de pandemia COVID - 19

Conselhos de viagem, países e formalidades.

Natureza, bússola e computador

Destaque:


Em outubro de 2020, os Estados-Membros da UE adotaram uma recomendação da Comissão Europeia sobre uma abordagem coordenada da restrição da livre circulação em resposta à pandemia COVID-19. Esta abordagem pressupõe a classificação das regiões por cores de acordo com a situação epidemiológica local.

A 1 de fevereiro de 2021, com base numa recomendação da Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia adoptou uma nova recomendação sobre a abordagem coordenada das restrições à livre circulação em resposta à pandemia COVID-19.

De acordo com a nova recomendação, foi adicionada uma nova cor (vermelho escuro) às categorias existentes de verde, laranja, vermelho e cinza no mapa semanal publicado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). O vermelho escuro aplicar-se-á às áreas onde o vírus circula em níveis muito altos, onde a taxa de notificação de casos COVID-19 cumulativa de 14 dias é de 500 ou + por 100.000 habitantes.

Determina, ainda, a recomendação que os Estados-Membros devem exigir que as pessoas que viajam de uma área classificada como vermelho escuro sejam submetidas a teste de infecção por COVID-19 antes da chegada e sejam submetidos a quarentena / auto-isolamento. Medidas idênticas podem ser aplicadas a áreas com alta prevalência de variantes preocupantes.

Código comum de cores: Mapeamento das áreas de risco

 

Conheça o mapa com as áreas de risco do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

 


Perante a pandemia COVID-19, as autoridades portuguesas e europeias elencaram um conjunto de medidas que visam retomar as viagens em ambiente de segurança.


Se pretende viajar informe-se nos sites oficiais.


Portugal 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros preparou Fichas Informativas, facultando conselhos para a sua deslocação a Portugal e recomendações para os/as portugueses/as que tenham que efetuar deslocações essenciais ao estrangeiro.

 

União Europeia

Plataforma Web, lançada pela Comissão Europeia, em 24 línguas oficiais, que faculta informação em tempo real sobre as fronteiras e os meios de transporte e serviços turísticos disponíveis nos Estados-Membros. Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS

O ECDC disponibiliza um painel de controlo da epidemia coronavírus com mapas, gráficos e tabelas sobre a situação em cada um dos Estados-Membros da UE. Existe uma versão mobile que pode ser descarregada.

Consulte os países e as datas em que as fronteiras estão encerradas.
Comissão Europeia

Documentos

Abordagem coordenada das restrições impostas à liberdade de circulação em virtude da pandemia de COVID-19

Outros:

Foto: Aurore Martignoni, UE 2020.

Conheça todas as formalidades necessárias à sua viagem

Avião e nuvens

para outro país da União Europeia ou para Países Terceiros 

Fontes de informação e medidas no âmbito da COVID-19