2019 - Matera e Plovdiv

Uma herança histórica e cultural ricas e um olhar para o futuro

Em Itália e na Bulgária, respetivamente

Matera e Plovdiv - Capitais Europeias da Cultura 2019

Capitais Europeias da Cultura 2019

A escolha destas cidades foi oficializada pela Decisão do Conselho relativa à criação de uma ação comunitária de apoio à manifestação «Capital Europeia da Cultura» para os anos de 2007 a 2019.

A seleção é o resultado de uma análise detalhada de um conjunto de critérios [en] definidos pelas instituições europeias que fazem parte dos programas desenhados pelas organizações das cidades candidatas.

Matera (Itália) e Plovdiv (Bulgária) foram designadas Capitais Europeias da Cultura para 2019, sucedendo a Leeuwarden (Holanda) e La Valeta (Malta).

Ao longo do ano, as duas cidades selecionadas irão promover uma vasta gama de eventos culturais, contribuindo, assim, para um maior conhecimento mútuo dos cidadãos europeus.

Matera 

Em Matera, o programa [en] centra-se no tema "Um futuro aberto", e conta com atividades artísticas, culturais e comunitárias, divididas em cinco temas: "Futuro Remoto"; "Continuidade e Ruptura"; "Reflexões e Conexões"; "Utopias e Distopias"; e "Raízes e Rotas". 

Para além destes temas, Matera terá dois projetos em desenvolvimento. O projeto "I-DEA", centrado na investigação e representação da história da região Basilicata, e "Open Design School", um workshop internacional, com o contributo da sociedade, caracterizado por um processo de constantes trocas criativas entre arte, ciência e tecnologia. 

Plovdiv

Em Plovdiv, a primeira cidade búlgara a ser escolhida, o programa [en] aposta em mais de 300 projectos e de 500 eventos, estruturados em redor da própria cidade, que pretendem realçar a sua herança antiga e a sua identidade.

Sob o lema "Juntos", Plovidv, apostará em quatro valores fundamentais: "Partilhar as diferenças", "Transformar a cidade", "Criar uma herança para o futuro" e "Dominar a arte de viver".

Para valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias

Italia

България

Documentos relevantes

Comunicado de imprensa (03.01.2019) - Capitais Europeias da Cultura 2019: Plovdiv e Matera
61.26 KB
Ficha informativa "Capitais Europeias da Cultura" [en]
361.34 KB
Brochura "Capitais Europeias da Cultura – Trinta anos de êxitos" [en]
1.58 MB
Estudo do impacto "Cidades e Capitais Europeias da Cultura" [en]
1.62 MB