2020 - Rijeka e Galway

Cidades costeiras, uma com vista para o Atlântico e a outra para o Adriático

Na Croácia e na Irlanda, respetivamente

Rijeka e Galway - Capitais Europeias da Cultura 2020

Capitais Europeias da Cultura 2020

Rijeka (na Croácia) e Galway (na Irlanda) foram designadas Capitais Europeias da Cultura para 2020, sucedendo a Matera (Itália) e Plovdiv (Bulgária) .

Ao longo do ano, este título confere a estas duas cidades costeiras (uma delas com vista para o oceano Atlântico e a outra para o Mar Adriático) a oportunidade de impulsionarem a sua imagem, colocarem-se no mapa mundial, promoverem o turismo sustentável e repensarem o seu desenvolvimento através da cultura.

Esta distinção tem um impacto a longo prazo, não só em termos culturais mas também sociais e económicos.

Entretanto, devido aos efeitos da crise do coronavírus, a Comissão Europeia propôs estender as Capitais Europeias da Cultura 2020 até 2021, permitindo dar a Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) a possibilidade de prorrogar o seu título até 30 de abril de 2021. Estas cidades têm sido gravemente atingidas na medida em que estão, de alguma forma, impedidas de implementar as suas iniciativas enquanto Capitais Europeias da Cultura.

Deste modo, esta proposta da Comissão foi enviada ao Parlamento Europeu e ao Conselho para apreciação e adoção final

Rijeka 

Primeira cidade da Croácia a ser distinguida como Capital Europeia da Cultura, Rijeka é conhecida pela sua atmosfera boémia e abundância de festivais, o que lhe confere uma visibilidade que se estende a toda a região dos Balcãs Ocidentais, sustentada, também, em centenas de projetos que envolvem cerca de 250 parceiros, de 40 países.

Esta cidade croata, situada na costa do Mar Adriático, alberga o maior porto do país e sob o mote "Porto da Diversidade", o seu programa cultural [en] vai assentar em três temas relacionados com a respetiva identidade, mas também com questões atuais globais: água, trabalho e migração.

Vídeo promocional - Rijeka 2020 | European Capital of Culture *Port of Diversity*

Galway

A maior cidade da província de Connacht, na Irlanda, Galway, é a terceira cidade irlandesa a conquistar o título de Capital Europeia da Cultura (depois de Dublim em 1991 e Cork em 2005).

A partir de fevereiro de 2020, tendo em conta o calendário celta, o seu programa cultural [en], sob o lema "Deixem a Magia entrar", vai girar em torno de quatro festividades célticas: Imbolc, Bealtaine, Lughnasa e Samhain. 

Nesta cidade, um em cada quatro habitantes nasceu fora da Irlanda, por isso, às questões migratórias, junta-se a paisagem e a linguagem como os três temas centrais deste programa.

Vídeo promocional - Galway 2020 | European Capital of Culture -Together We Can Make This Happen