CIEJD à distância de um click

Universo Internet do CIEJD

Informação europeia em língua portuguesa, tirando partido das novas tecnologias.

À distância de um click

Tendo criado em 1996 o seu primeiro sítio Internet com um domínio próprio www.cijdelors.pt, a presença do CIEJD no ciberespaço tem vindo a alargar e a desenvolver-se de forma consistente.

O Universo Internet do CIEJD integra atualmente o Portal Eurocid, a biblioteca digital, uma presença ativa nas redes sociais Facebook e Linkedin, assim como difusão seletiva e newsletters.

O portal eurocid.pmne.gov.pt constitui o ponto de acesso do cidadão à informação europeia. Está estruturado por canais temáticos, que refletem as áreas de atividade do Centro:

  • ABC da UE
  • Biblioteca
  • Dossiês
  • Oportunidades
  • Sobre nós

Os utilizadores do portal Eurocid recebem, se inscritos e sem qualquer encargo, a newsletter Portugal na União Europeia que é dirigida ao público em geral e que apresenta atividades do CIEJD, notícias da União Europeia, eventos, consultas públicas e documentos, concursos públicos lançados pelas instituições europeias e candidaturas a programas nacionais ou comunitários, etc.

Refletindo a convicção que a comunicação para ser eficiente e chegar a diferentes públicos, não pode dispensar uma presença ativa nas redes sociais, o CIEJD criou a sua página institucional no Facebook que se tem revelado um bom instrumento de disseminação da informação europeia, com resposta rápida a todas as questões colocadas e que conta com uma comunidade de mais de 30 mil pessoas interessadas em assuntos europeus. A Biblioteca Jacques Delors seguiu o mesmo caminho e, em 2013, criou a sua própria página Facebook, virada para um público mais especializado.

A partir de abril de 2013, criou, também, o seu perfil institucional no Linkedin, dinamizando um Grupo e uma Página afiliada sobre Oportunidades de Negócio na UE, através dos quais são divulgados concursos públicos e apoios financeiros relevantes para as empresas portuguesas.