9 de maio | 9 escolas
Realização de sessões em algumas escolas nacionais

Iniciativa com o apoio da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e do Diretor Geral dos Assuntos Europeus.
Contexto e Objetivos
Pretendeu-se tirar partido dos ensinamentos e da experiência do projeto desenvolvido em 2018, denominado Encontros com os Cidadãos, renovando e reafirmando os seus objetivos - promover o conhecimento sobre a União Europeia (UE), apelando à participação democrática, ao exercício da cidadania, para melhor compreender as preocupações e os anseios dos cidadãos.
Neste âmbito, o CIEJD associou a esta iniciativa Escolas do Ensino Secundário e Profissional e personalidades com conhecimento e, ou experiência relevante em assuntos europeus que se disponibilizaram a participar, enquanto oradores, nestes debates com alunos, professores e restante comunidade educativa.
Em suma, celebrar a Europa suscitando/despertando nos jovens um envolvimento ativo, informado, com opinião, foi um dos desideratos desta iniciativa.
Onde e Quando
Decorreu em algumas escolas dos ensinos secundário e profissional do País, sobretudo ao longo do mês de maio e contou com a participação das seguintes entidades:
Escola Secundária de São Lourenço (Portalegre) | Dia 30 de abril, 11h30m
Oradora: Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
Escola Secundária de Alcochete | Dia 8 de maio, 11h30m
Orador: Rui Vinhas, Diretor Geral dos Assuntos Europeus
Escola Básica e Secundária de Santa Maria (Açores) | Dia 9 de maio, 09h30m
Orador: Rui Bettencourt, Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas
Escola Secundária Pedro Nunes (Lisboa) | Dia 9 de maio, 15h00
Orador: Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros
Escola Profissional de Gaia | Dia 10 de maio, 11h00
Orador: Jorge Félix Cardoso, Embaixador do projeto ID-Europa
Escola Profissional Cristóvão Colombo (Funchal) | Dia 21 de maio, 15h00
Orador: Bruno Pereira, Diretor Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão) | Dia 28 de maio, 11h30m
Orador: Joaquim Freitas, Erasmus+ | Juventude em Ação
Escola Secundária de Latino Coelho (Lamego) | Dia 04 de junho, 10h30m
Orador: Rui Monteiro, Centro de Informação Europe Direct - Porto
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital | Dia 04 de junho, 14h30m
Oradores: Diogo Lemos, Adjunto do Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e Dina Sebastião, Professora na Universidade de Coimbra