ONU - Carreiras

Trabalhar como funcionário da ONU oferece uma oportunidade de trabalhar num ambiente dinâmico e multicultural.

Três mulheres e um homem erguem um dos braços em sinal de vitória

Os 41.000 funcionários da ONU vêm dos 193 Estados-Membros, possuem uma experiência variada e múltiplas competências.

Carreiras

Nas Nações Unidas trabalham diferentes categorias de recursos humanos, de vários níveis, consoante a responsabilidade e a exigência.

Categorias profissionais e superiores (P e D)

Os funcionários da categoria P (Professional) e da categoria D (Director) são normalmente recrutados internacionalmente. Ao longo das suas carreiras é previsto trabalharem em diferentes postos.

Formação académica requerida: Geralmente grau universitário avançado (mestrado). Contudo, frequentemente também são aceites candidatos que tenham um diploma universitário de primeiro nível (licenciatura) com experiência profissional.

Experiência profissional: Consoante os anos de experiência profissional do candidato corresponde um determinado nível.

Nível     Anos de experiência profissional

P-2        Mínimo 2

P-3        Mínimo 5

P-4        Mínimo 7

P-5        Mínimo 10

P-6/D-1 Mínimo 15

P-7/D-2 Mais de 15

 

Candidatos com pouca ou nenhuma experiência profissional podem candidatar-se ao Programa Jovens profissionais (Young Professionals Programme, YPP).

Serviços gerais e categorias relacionadas (G, TC, S, PIA, LT)

Os funcionários dos serviços gerais e categorias relacionadas são, geralmente, recrutados localmente – na área em que o posto está localizado - contudo podem ser de qualquer nacionalidade.

Geralmente, os anúncios para estes lugares apenas são divulgados no sítio Internet do respetivo escritório das Nações Unidas e não no sítio Internet de recrutamento do Secretariado das Nações Unidas.

Normalmente estes funcionários não precisam de mudar de local de trabalho.

Profissionais nacionais (NO)

Apenas existem vagas para a categoria profissionais nacionais em escritórios das Nações Unidas que não a sede. Estes funcionários são, normalmente, recrutados localmente, têm de ser nacionais desse país e as suas funções devem ter um contexto nacional, ou seja, funções que exijam experiência nacional ou conhecimentos da língua, cultura, instituições e sistemas nacionais.

Formação académica requerida: No mínimo um diploma universitário de primeiro nível (licenciatura).

Serviço de campo (FS)

Os recursos humanos da categoria de Serviço de Campo são normalmente recrutados internacionalmente para trabalhar em missões de campo. É esperado que estes trabalhadores sejam altamente móveis e que trabalhem em diferentes locais durante as suas carreiras.

Formação académica requerida: No mínimo um diploma do ensino secundário. Para alguns lugares pode ser necessária uma certificação técnico-profissional.

Nível     Anos de experiência profissional

FS-4      Mínimo 6

FS-5      Mínimo 8

FS-6      Mínimo 10

FS-7      Mínimo 12

Cargos séniores (SG, DSG, USG e ASG)

Nas Nações Unidas, tal como em muitas outras instituições internacionais, os funcionários que desempenham altos cargos no secretariado das Nações Unidas são nomeados.

Saber mais...