ACES Europa e ACES | Portugal

Para incentivar uma prática desportiva de elevada qualidade

As associações europeia e nacional para a promoção do Desporto para Todos

Logótipos da ACES Europe e ACES Portugal

ACES Europa

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto.

A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente.

Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intitulados como “desportivas” na Europa.

Esta iniciativa recebeu o reconhecimento da Comissão Europeia no Livro Branco (Art. 50.º), sendo a ACES Europe um parceiro oficial da Comissão Europeia na Semana Europeia do Desporto

ACES | Portugal 

A Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES | Portugal) foi criada no âmbito de apoio e promoção das candidaturas provenientes das Autarquias Portuguesas ao reconhecimento por parte da ACES Europa como Cidades ou Capitais Europeias do Desporto.

Tem como missão ser o veículo condutor das Autarquias Portuguesas nas suas Candidaturas junto da ACES Europa, tendo como valor principal a promoção e o desenvolvimento do Desporto para Todos, conforme definido na Carta Europeia do Desporto para Todos.

Pretende proporcionar a toda a comunidade integrada no target das Cidades Europeias do Desporto uma prática desportiva de elevada qualidade.