Ano Europeu do Transporte Ferroviário

2021 é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Conheça aqui a sua origem e as razões pelas quais a União Europeia decidiu escolher este tema.

Ver PDF
Gare Do Oriente
Índice

Em 2021, assinala-se o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Este tema foi proposto pela Comissão Europeia e foi aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, em 2020.

No contexto de emergência climática, os objetivos desta iniciativa são destacar a importância no cumprimento das metas ambientais, económicas e sociais plasmadas no «Pacto Ecológico Europeu». Ademais, a União Europeia procura fomentar o debate político em torno deste tema e que o mesmo ajude na definição da futura estratégia para uma mobilidade sustentável e inteligente. Serão ainda destacadas outras iniciativas fundamentais, tais como a "Shift2Rail", a revisão do Regulamento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), e o Quarto Pacote Ferroviário, o qual será um passo importante para concretizar o Espaço Ferroviário Europeu Único.

No âmbito deste Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a União Europeia irá dinamizar vários eventos, projetos e atividades centrados nesta temática, que procuram envolver todos os cidadãos.

Pretende-se que o Ano Europeu do Transporte Ferroviário seja o catalisador para um bom aproveitamento das potencialidades deste meio de transporte.


Imagem: Tim van der Kuip/Unsplash (adaptado)

Documentos

Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o Ano Europeu do Transporte Ferroviário (2021)
379.36 KB
2021: Ano Europeu do Transporte Ferroviário | Comissão Europeia
1.79 MB