Apoio financeiro ao surto coronavírus: Candidaturas abertas

Resposta do Fundo Europeu de Investimento

Euros na mão

O desbloqueamento, por parte da Comissão Europeia, de mil milhões de euros do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) veio servir de garantia ao Fundo Europeu de Investimento (FEI) (parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento). Este montante permite ao FEI emitir garantias especiais de incentivos aos bancos e outros mutuantes a fornecer liquidez a, pelo menos, 100 000 PME e pequenas empresas de média capitalização europeias afetadas pelo impacto económico da pandemia de coronavírus, correspondendo a um financiamento disponível estimado em 8 mil milhões de euros.

O montante de mil milhões de euros desbloqueado a partir do FEIE ao abrigo do Mecanismo de Garantia de Empréstimo do programa COSME e da InnovFin Garantia para as PME, no âmbito do programa Horizonte 2020, permite ao FEI prestar garantias a intermediários financeiros no valor de 2,2 mil milhões de euros, libertando assim 8 mil milhões de euros de financiamento disponível. As garantias serão prestadas ao mercado através do FEI, com base num convite à manifestação de interesse .

As principais características destas garantias serão as seguintes:

  • Acesso simplificado e mais rápido à garantia do FEI;

  • Cobertura de risco maior - até 80 % das perdas potenciais em empréstimos individuais (por oposição à prática normal de 50 %);

  • Destaque para os empréstimos a favor do fundo de maneio em toda a UE;

  • Concessão de condições mais flexíveis, incluindo o adiamento, o reescalonamento ou períodos de carência.