Apoios Financeiros 2020-2026

Conheça o Instrumento de Recuperação que dará à UE capacidade adicional para uma resposta adequada à crise

Ver PDF
Europa pessoas2
Índice

Destaques:

+Destaques


A crise resultante da pandemia de COVID-19 está a ter um impacto considerável nas sociedades de todo o mundo, a começar pelos sistemas de saúde, e com graves consequências sociais e económicas a nível global. Situação que exige uma abordagem coerente ao nível da União sendo necessários montantes substanciais de investimento para encontrar soluções para este grave problema.

Neste contexto, é essencial impulsionar a recuperação europeia e proteger e criar postos de trabalho. A Comissão Europeia propôs um novo Instrumento de Recuperação da UE (Next Genaration EU), que deve ser posto em prática, a título temporário, até ao final de 2024 a ser utilizado  exclusivamente para medidas de resposta à crise e de recuperação da mesma.

O financiamento será viabilizado pela Decisão de Recursos Próprios, que permitirá à Comissão emprestar excepcionalmente até 750 mil milhões de euros em nome da União, através da emissão de títulos, para medidas no período 2021-2024.

A Comissão obterá fundos junto dos mercados que canalizará, através deste instrumento, para programas destinados a reparar os danos económicos e sociais e a preparar para um futuro melhor.

Recuperar Portugal

Encontre aqui toda a informação sobre o Plano de Recuperação e Resiliência para Portugal

Reconstrução

Encontre aqui os fundos, instrumentos e programas europeus para o período de 2020-2026

Medidas de apoio Covid19

Conheça aqui as medidas nacionais adotadas para colmatar os impactos da COVID-19 na atividade económica

Dossier

Tenha acesso a alguns documentos relevantes.

Questões

Aceda aqui à resposta sobre algumas questões mais frequentes sobre este período de financiamento para a recuperação da Europa.