Apoios Financeiros 2021-2024

Conheça o Instrumento de Recuperação que dará à UE capacidade adicional para uma resposta adequada à crise. (em construção)

Europa pessoas2

Destaques:

17 mil milhões de euros de obrigações de investimento social SURE da UE cotadas na Bolsa do Luxemburgo
Comissão Europeia | 27 outubro 2020

REACT-EU apoia Portugal no combate à crise
Portugal 2020 | 22 outubro 2020
Mobilizar o País para a Execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Portugal 2020 | 15 outubro 2020
Resposta da política de coesão da UE à crise do coronavírus
Portugal 2020 | 13 outubro 2020


AICEP | 17 setembro 2020


A crise resultante da pandemia de COVID-19 está a ter um impacto considerável nas sociedades de todo o mundo, a começar pelos sistemas de saúde, e com graves consequências sociais e económicas a nível global. Situação que exige uma abordagem coerente ao nível da União sendo necessários montantes substanciais de investimento para encontrar soluções para este grave problema.

Neste contexto, é essencial impulsionar a recuperação europeia e proteger e criar postos de trabalho. A Comissão Europeia propôs um novo Instrumento de Recuperação da UE (Next Genaration EU), que deve ser posto em prática, a título temporário, até ao final de 2024 a ser utilizado  exclusivamente para medidas de resposta à crise e de recuperação da mesma. 

O financiamento será viabilizado pela Decisão de Recursos Próprios, que permitirá à Comissão emprestar excepcionalmente até 750 mil milhões de euros em nome da União, através da emissão de títulos, para medidas no período 2021-2024.

A Comissão obterá fundos junto dos mercados que canalizará, através deste instrumento, para programas destinados a reparar os danos económicos e sociais e a preparar para um futuro melhor.

Reconstrução

Encontre aqui os fundos, instrumentos e programas europeus para o período de 2021-2024.

Dossier

Tenha acesso a alguns documentos relevantes.

Questões

Aceda aqui à resposta sobre algumas questões mais frequentes sobre este período de financiamento para a recuperação da Europa.