Apresentação

Espaço de pesquisa e investigação

Conheça a Biblioteca de referência em assuntos europeus em Portugal: o acervo disponível, os serviços prestados, os contactos, as formas de registo e outras informações relevantes sobre a Biblioteca Jacques Delors.

Ver PDF
Livros na Biblioteca
Índice

Acervo documental

A Biblioteca Jacques Delors disponibiliza um acervo com mais de 90.000 documentos que resulta da fusão dos fundos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), do Centro de Documentação da Direção-Geral dos Assuntos Europeus e das doações (ainda em tratamento) do Centro de Documentação da Representação da Comissão Europeia em Portugal (RepCOM) e do e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal (GabPE). Este acervo contém, por exemplo, a edição completa do Jornal Oficial da União Europeia desde 1958.

O Guia de Utilizador contém informação genérica e útil sobre a Biblioteca e os serviços que disponibiliza.

Infoeuropa

Infoeuropa é a designação dada à base de dados em linha que contém a totalidade do acervo documental existente na Biblioteca Jacques Delors. A Infoeuropa disponibiliza referências bibliográficas e documentos em formato digital (texto, áudio e imagem fixa e em movimento). Aceda em: https://infoeuropa.mne.gov.pt/.

Serviços

Atendimento e referência

O serviço de referência da Biblioteca Jacques Delors presta um serviço gratuito e personalizado de orientação e apoio especializado aos utilizadores:

  • no esclarecimento de dúvidas relacionadas com assuntos europeus;
  • na otimização da consulta à Infoeuropa;
  • na definição de estratégias de pesquisa, nomeadamente na recuperação de informação na Internet e;
  • na utilização da coleção de referência.

O serviço de referência é igualmente prestado à distância:

Leitura presencial

A Biblioteca dispõe de uma zona de leitura e pesquisa, oferecendo espaço para a consulta dos seus recursos. O fundo documental encontra-se disponível para pesquisa gratuita por intermédio de catálogo em linha acessível através de um posto de consulta.

Devido à lotação da sala, para o serviço de leitura presencial, solicitamos um contacto prévio.

O acesso ao acervo que está em Depósito (localizado no CIEJD) obriga a requisição prévia, no local com o técnico, ou por correio eletrónico (biblioteca@ciejd.pt). O pedido poderá demorar alguns dias, sendo o utilizador contactado à chegada do(s) documento(s).

Pode trazer o seu computador portátil e ter acesso gratuito à Internet local, peça informações de acesso no balcão.

Empréstimo domiciliário

Os utilizadores registados da Biblioteca Jacques Delors têm acesso ao empréstimo domiciliário de algumas obras. Para beneficiar do empréstimo domiciliário, o utilizador poderá registar-se localmente na biblioteca ou à distância utilizando o Cartão de Cidadão. As obras emprestadas poderão ser enviadas para a residência do utilizador (só utilizadores registados com Cartão de Cidadão e validados com código de morada).

O empréstimo da documentação em Depósito (no CIEJD) carece de requisição prévia, pessoalmente com o técnico, ou por correio electrónico (biblioteca@ciejd.pt). O pedido poderá demorar alguns dias, sendo o utilizador contactado à chegada do(s) documento(s), ou ainda poderá ajustar com o técnico da BJD o levantamento do empréstimo no CIEJD.

Empréstimo interbibliotecas

A Biblioteca Jacques Delors (BJD) medeia o pedido de empréstimo de documentos a outras bibliotecas, atendendo às necessidades dos seus utilizadores, sempre que as obras solicitadas não constem do seu catálogo bibliográfico. Da mesma forma, a BJD colabora com outras bibliotecas que, nas mesmas condições, pretendam ter acesso ao seu fundo bibliográfico. As obras são cedidas às instituições por um período de 15 dias. A disponibilização das obras dependerá da disponibilidade do material e da política da instituição que as possui. A consulta destes empréstimos é local.

Saiba mais sobre este serviço e contacte-nos através do e-mail, telefone (210 170 113 / 211 225 047), ou através da página Facebook da Biblioteca.

Possibilidade de acesso a qualquer documento sobre a União Europeia

A Biblioteca Jacques Delors tem protocolos de empréstimos interbibliotecas com várias bibliotecas de referência nacionais e europeias. Entre outras parcerias, pertence à Eurolib (rede de bibliotecas institucionais europeias).

Reprodução e digitalização de documentos

Desde que se encontra na nova morada (edifício do Caleidoscópio), a BJD não dispõe deste serviço (responsabilidade da Universidade de Lisboa).

Serviços em linha

A Biblioteca Jacques Delors oferece-lhe, através da Infoeuropa, a possibilidade de efetuar downloads gratuitos, proceder a pesquisas parametrizadas, receber os conteúdos em tempo real (feeds RSS) e gerir reservas e empréstimos.

Para todos os utilizadores:

  • fazer o download gratuito de documentos digitais em diferentes formatos
  • utilizar vários tipos de pesquisa
  • enviar pesquisas via e-mail e fazer partilha de documentos em redes sociais
  • guardar registos durante a sessão
  • ordenar, refinar e filtrar registos
  • modificar a apresentação dos registos
  • adicionar pesquisas aos favoritos
  • transformar pesquisas em feeds RSS
  • adicionar o motor de busca da Infoeuropa e utilizá-lo para pesquisas
  • usar o link permanente das pesquisas

Opções adicionais para utilizadores registados:

  • aceder à sua «Área pessoal», permitindo a gestão dos seus dados pessoais e empréstimos
  • gerir registos e pesquisas guardadas
  • fazer reservas em linha de documentos que pretenda requisitar
  • requisitar publicações (caso possua Cartão de Cidadão poderá fazer as requisições à distância)
  • criar e gerir Difusões Seletivas de Informação (DSI) - Temporariamente inativo
  • obter documentos em formato integral de acesso limitado
  • sugerir bibliografia a adquirir
  • receber convites para participação em atividades do CIEJD

Registo na biblioteca

Se ainda não é um utilizador registado, registe-se e usufrua dos serviços adicionais.

Depois de preencher o formulário, ser-lhe-ão atribuídos automaticamente um número de utilizador (ID) e palavra-chave (password).

Caso pretenda fazer empréstimos de documentos e não fez o seu registo com Cartão de Cidadão, deverá dirigir-se à Biblioteca Jacques Delors, com o seu ID e password para efetivar a sua inscrição (atualmente existem problemas técnicos nesta tipologia de registo).

Difusão de publicações e materiais

São disponibilizadas gratuitamente publicações e outros materiais de divulgação do Serviço das Publicações da União Europeia, bem como de outras instituições europeias.

Os materiais disponibilizados refletem temáticas muito abrangentes e são dirigidas ao público em geral.

Como chegar até nós?

Morada

Edifício Caleidoscópio
Jardim do Campo Grande
1700-090 Lisboa - Portugal

Transportes

  • Metro
    • Linha verde e amarela: estação Campo Grande
    • Linha amarela: estação Cidade Universitária
  • Autocarros
    • Paragem de autocarro Campo Grande (Norte): 206 - 207 - 701 - 717 - 736 - 750 - 767 - 798

O seu feedback

Faça as suas sugestões. Tire as suas dúvidas e contacte-nos pessoalmente, via telefone ou via e-mail. Consulte, em todas as páginas, a "Ajuda" disponível.

Horário

Segundas a quintas - 10h-13h e 14h-17h (no âmbito do plano de poupança energética da Universidade de Lisboa, o espaço fecha às sextas-feiras)

O espaço encerra às sextas, sábados, domingos e feriados.

Guia de utilizador

Funcionamento e serviços da Biblioteca
281.42 KB