AwarEU

CesUE, Aston University, CEDIS, CEU, CIEJD, Notre Europe, University of Stirling

AwarEU (European Awareness) é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ no âmbito da ação 3 - Apoio a políticas de Educação, Formação e Juventude.

Ver PDF
AwarEU
Índice

O projeto AwarEU ‒ European Awareness, tem como objetivo a promoção dos valores democráticos, dos direitos fundamentais e da compreensão intercultural que fundam o projeto de integração europeia, e pretende combater o euroceticismo que tem vindo a ganhar adeptos em vários Estados-Membros da União Europeia.

Este projeto, baseia-se no formato bem-sucedido dos Dias Europeus da Sensibilização/ European Awarness Days (EADs), uma iniciativa de comunicação e educação desenvolvida pelo parceiro coordenador o CesUE.

A partir da parceria estabelecida entre os cinco países envolvidos neste projeto – Itália, Espanha, França, Portugal e Reino Unido - foram desenvolvidos dois eixos: a apresentação do musical "Europa: que Paixão!" a criação de conteúdos pedagógicos específicos, disponibilizados online  num Ambiente de Aprendizagem Virtual sobre a UE - VLEU.

 

Musical "Europa: que Paixão!"

Apresentado em cinco línguas em cinco capitais europeias.

Musical vivo e inovador que conta a história da integração europeia após a Segunda Guerra Mundial. Envolve os espectadores na narrativa que reflete a sua própria história e cujo futuro depende das decisões, conscientes e inconscientes, que tomamos. Um contador de histórias ilustra através de 12 músicas europeias conhecidas, representando 12 marcos assinaláveis de um percurso de integração, um longo e turbulento "caso de amor".

As canções e os textos são adaptados à abordagem transnacional e multilinguística do projeto artístico: diferentes versões do espetáculo são direcionadas para diferentes públicos europeus. Em todas as versões, os doze passos são ilustrados por vídeos que recriam os principais passos da construção europeia através de textos e gráficos originais.

Ambiente de Aprendizagem Virtual sobre a UE/Virtual Learning Environment on the UE (VLEU)

Pretende contribuir para melhorar o conhecimento dos cidadãos sobre os assuntos europeus, propondo percursos de aprendizagem diferenciados, disponíveis em cinco idiomas, livremente acessíveis e concebidos para responder a diferentes necessidades.

A participação no curso é livre mediante inscrição.

Cada curso oferece um serviço de tutor on-line e inclui um teste final e um certificado de participação.

  • A União Europeia Para Todos
  • A integração europeia: que história!
  • Perspetivas Multiníveis para Narrar o Presente
  • Educação para a cidadania europeia e multinível

Veja aqui alguns exemplos dos conteúdos que poderá encontrar:
European Awareness (Youtube)

 

Parceiros

  • Itália: Cesu e- Centro Studi Formazione, comunicazione e progettazione sull’Unione Europea e la global governance (spin-off da Scuola sant’Anna de Pisa) - Coordenador
  • Reino Unido: University of Stirling, Stirling + Aston University, Birmingham
  • Espanha: CEU - Instituto Universitario de Estudios Europeos, Fundacion Universitaria San Pablo, Madrid
  • França: Notre Europe- Institute Jacques Delors Association, Paris
  • Portugal: CEDIS - Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa + Centro de Informação Europeia Jacques Delors, DGAE/MNE

 

Duração do projeto

O projeto começou em dezembro de 2016 e prolongou-se até dezembro de 2018.


Última actualização: 2019-02-18