Bolsa Fulbright-Schuman

Programa de Intercâmbio entre a União Europeia e os EUA

Candidaturas 2019-2020

Ver PDF
Bolsa Fulbright-Schuman
Índice

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujos contactos se encontram no respetivo sítio Internet.

O programa Fulbright é o principal programa de bolsas de estudo emblemático que promove o intercâmbio internacional entre os Estados Unidos e mais de 160 países do mundo. Contribui para a excelência académica e o intercâmbio intercultural. O programa Fulbright-Schuman em Assuntos Europeus é administrado pela Comissão Fulbright em Bruxelas, na Bélgica, e é co-financiado pela Direcção-Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia e pelo Departamento de Estado dos EUA.

Objetivo

O programa procura financiar cursos e pós-graduações, pesquisa e propostas de docência universitária no campo das relações EUA-UE e dos assuntos europeus de interesse para os cidadãos americanos e europeus, fomentando assim as relações de cooperação entre ambos através da educação.

Entre 1991 e 2019, o programa Fulbriht Schuman concedeu bolsas a 225 estudantes europeus e a 185 estudantes americanos.

Destinatários

As bolsas estão disponíveis para candidatos de qualquer um dos Estados-Membros que pretenda estudar, realizar pesquisa ou ensinar no campo das relações EUA-UE e das políticas ou instituições europeias.

Antes de submeterem a sua candidatura os candidatos devem garantir a sua colocação numa universidade acreditada, instituição de formação profissional ou centro de pesquisa independente nos Estados Unidos.

A bolsa Fulbright-Schuman tem uma duração de 3 a 9 meses e permite aos estudantes e professores europeus de todos os Estados membros da UE avançar no seu estudo ou pesquisa enquanto estão a frequentar uma universidade ou instituição dos EUA.

Elegibilidade

Os candidatos devem respeitar os seguintes critérios de elegibilidade:

  • Proficiência em inglês (entrevista em inglês);
  • Demonstrar eficiência académica; 
  • Estar apto a beneficiar da oportunidade académica;
  • Minímo de três meses de experiência em dois ou mais Estados-Membros;
  • Será dada preferência a candidatos com dois anos de experiência profissional relevante ou experiência académica para além do grau de Mestre;
  • Funcionários da UE e profissionais em formação (decisores políticos, responsáveis políticos, funcionários da indústria, media, políticos, académicos e administração pública) são encorajados a candidatar-se.

Duração

  • As bolsas têm, normalmente, um período de duração de nove meses (candidaturas para pesquisa pré-doutoramento com um mínimo de quatro meses também serão consideradas);
  • As bolsas de investigação e ensino são para um mínimo de três meses e máximo de nove meses (preferência é dada a projetos com quatro meses de duração).

Valores

  • Investigadores e docentes - bolsa mensal de 3 000 EUR;
  • Estudantes de Doutoramento - bolsa mensal de 2 000 EUR;
  • Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa;
  • Ajuda financeira para viagens.
  • Participação no seminário UE-OTAN de uma semana em Bruxelas e Luxemburgo

O montante máximo da bolsa por candidato é de 29 000 EUR. 

Nenhum candidato pode receber financiamento do Programa Fullbright Schuman em simultâneo com qualquer outro financiamento da Comissão Europeia (Ex: Marie Curie) para a mesma atividade.

Processo de candidatura

A candidatura deverá ser feita no sítio oficial da Fulbright Bélgica entre o período de 15 de setembro até 1 de dezembro.

É obrigatória a realização de uma entrevista por Skype aos candidatos que avançarem para a última fase.

Pode ficar a conhecer aqui alguns dos antigos bolseiros ao Programa Fullbright Schuman.