Capitais Europeias da Cultura 2023

Impulso para o desenvolvimento, cultural, económico e social

Grécia, Roménia e Hungria

Ver PDF
2023 - Capitais Europeias da Cultura
Índice

Notícias | Destaques

Enquadramento

Elefsina (Grécia), Timișoara (Roménia) e Veszprém (Hungria) foram designadas Capitais Europeias da Cultura para 2023, sucedendo a Novi Sad (na Sérvia), Kaunas (na Lituânia) e Esch-sur-Alzette (no Luxemburgo), distinguidas em 2022.

De salientar que, devido à pandemia de COVID-19, o ano do título das capitais - Timisoara (Roménia) e Elefsina (Grécia), que estavam previstas para 2021- transitou para 2023.

No decurso deste ano, estas cidades premiadas têm oportunidade de promoverem a sua imagem e dinamizarem o seu desenvolvimento através da cultura, em busca de um impacto positivo a longo prazo, ao nível económico e social.

Elefsina

Através da aposta na cultura, esta cidade grega procura estabelecer um ambiente atrativo para jovens com "know-how" e ideias inovadoras para desenvolver as suas atividades. A cidade abriga o Festival de "Esquilia" e outros festivais e associações artísticas de folclore.

A sua candidatura teve como título “Transition to EU-phoria”, estando estruturada numa matriz, combinando três pilares principais:

  • “EU Working Classes” (o impacto humano e económico);
  • “EUnvironment” (redefinindo da nossa relação com o meio ambiente);
  • “EUrbanisation” (o impacto social da transição).

Timișoara

O programa cultural proposto por esta cidade romena inseriu-se no tema “Shine your Light- Light up your city”, estruturado em torno de três 'territórios':

  • «Pessoas»;
  • «Lugares»;
  • «Conexões».

Fundamental para a realização deste programa, é o centro ("Power Station") que se assume como um projeto de capacitação com várias vertentes.

Veszprém

Veszprém é a 16.ª maior cidade húngara com grande história, boa comida e bom vinho, organizando, sobretudo no verão, diversos festivais. 

A proposta de candidatura apresentada sob o mote “Beyond”, assentou num programa cultural dinamizado por Veszprém (enquanto líder) e pela região de Balaton (que serviu de ponto de encontro entre o Oriente e o Ocidente durante um longo período do século XX, quando a Hungria estava sob a influência de um regime totalitário), com as suas áreas protegidas e NATURA 2000, os seus geoparques da UNESCO e a sua paisagem cultural como candidatos a Património Mundial da UNESCO. 

Documentos relevantes

Ficha informativa "Capitais Europeias da Cultura" [en]
975.17 KB
Brochura "Capitais Europeias da Cultura – Trinta anos de conquistas" [en]
2.58 MB
Estudo do impacto "Cidades e Capitais Europeias da Cultura" [en]
1.62 MB

Saber mais...

Ellas

România

Magyarország

Para valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias