CIEJD integra DGAE

Maria João Botelho

Mensagem da Subdirectora-geral da Direcção-Geral dos Assuntos Europeus

Ver PDF
DGAE
Índice

No dia 1 de Janeiro, deverá culminar o processo de reestruturação do Centro de Informação Europeia Jacques Delors que passará então a integrar a Direcção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE).

Esta decisão foi tomada com o objectivo de preservar o papel que o Centro tem vindo a desempenhar no sentido da divulgação e informação sobre assuntos europeus, a que o Governo português entende ser essencial dar continuidade. Pretendeu-se assim prolongar e reforçar por outra forma, a excelente parceria estratégica que tem vindo a ser mantida desde a criação do Centro em 1994, com resultados de reconhecida eficácia e qualidade.

O processo de transição decorre desde que a Comissão Europeia decidiu em Novembro de 2005 não renovar a participação no Centro. A revisão da lei orgânica da DGAE, que se concluiu em Maio de 2007, foi a ocasião adequada para acomodar o Centro na sua estrutura.

Paralelamente, encetaram-se contactos com a Comissão para definir um novo quadro de cooperação com aquela instituição que levará à criação de uma parceria estruturada em matéria de comunicação sobre questões europeias. Este instrumento deverá servir de enquadramento para continuar a dispor de apoio para as actividades do Centro.

Esta é também a ocasião de anunciar a mudança de instalações do Centro que, no início de 2008, deverá começar a funcionar no Palacete do Relógio, inserido no complexo de edifícios situado na Ribeira das Naus, no Cais do Sodré, que albergará as agências europeias sediadas em Portugal.

Aproveito também para dar conta da designação da nova directora do Centro, a partir de Janeiro de 2008, a Drª Clotilde Câmara Pestana, com uma longa experiência e reconhecido mérito na área dos assuntos europeus.

Esta nota não ficaria porém completa sem um profundo agradecimento à Administradora cessante, Drª Margarida Cardoso, pela forma empenhada, dinâmica e eficaz, como dirigiu o Centro. A adesão do público às suas iniciativas é o melhor testemunho do seu sucesso. O processo de transição do Centro em curso fica-lhe também associado pela colaboração incondicional sempre disponibilizada.

Maria João Botelho


Subdirectora-geral da Direcção-Geral dos Assuntos Europeus

11 de Dezembro de 2007