Contexto e objetivos

Dinamização de atividades interativas reveladoras do panorama científico europeu

Como conectar a ciência, a tecnologia e a cidade 

Ver PDF
Contexto e objetivos | Cidades Europeias da Ciência
Índice

Contexto

A cada dois anos, a Associação Europeia para o Avanço da Ciência e Tecnologia (European Association for Advancement of Science and Technology - EuroScience), em Estrasburgo, concede o título de Cidade Europeia da Ciência a uma nova cidade europeia.

Este título é concedido como parte da maior conferência científica multidisciplinar bienal da Europa: o EuroScience Open Forum (ESOF), contemplando a dinamização de uma panóplia de atividades interativas, palestras, workshops, excursões, exposições e eventos. 

Desde a sua primeira edição, realizada em Estocolmo em 2004, o ESOF tem sido organizado numa cidade europeia diferente como um fórum dinâmico. Essa mobilidade geográfica visa, em primeiro lugar, representar e celebrar a diversidade do panorama europeu de investigação/pesquisa e, em segundo lugar, envolver, ativa e amplamente, o público de cada cidade anfitriã no esforço científico.

Tradicionalmente, essa cidade anfitriã (do ESOF e do Festival Ciência na Cidade que lá decorre) recebe o título de Cidade Europeia da Ciência nesse ano.

Objetivos

  • Conectar a ciência e a tecnologia com a sociedade
  • Discutir as principais questões da atualidade em conferências e reuniões
  • Projetar, em parceria com os moradores da cidade e região selecionadas, um programa diário interessante centrado num tema diferente 
  • Acolher um Festival de Ciência na Cidade, destinado aos cidadãos de todas as faixas etárias que têm curiosidade sobre ciência e tecnologia