Cooperação com o EPSO e os EU Careers Ambassadors

Uma vertente do projeto Carreiras Europeias

Queremos aproximar os candidatos portugueses do Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) e dos embaixadores para estudantes do ensino superior designados por esse Serviço.

EPSO

Cooperação com o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal

EPSO tem por missão satisfazer as necessidades de recrutamento das instituições e outros organismos da União Europeia, selecionando os candidatos mais aptos nos concursos para generalistas e especialistas. Para tal, o EPSO organiza processos de seleção que resultam em listas de reserva de candidatos aprovados, a partir das quais, cada uma destas instituições ou outros organismos da UE podem recrutar o seu pessoal. 

Para ter maior proximidade com os candidatos de cada um dos Estados-Membros da UE, o EPSO divulga na sua página na Internet uma ligação aos serviços dos países que oferecem assistência e/ou formação aos seus cidadãos para participarem num dos seus concurso. O Centro de Informação Europeia Jacques Delors é o serviço referenciado para Portugal. Conheça as ligações para os vários Estados-Membros.

 

O CIEJD e os EU Careers Ambassadors

Desde 2019, e enquanto membro da Rede de Peritos EPSO, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) colabora com o EPSO no processo de seleção anual dos EU Careers Ambassadors nacionais. Várias entidades nacionais de ensino superior, são contactadas para esclarecer as condições de seleção dos embaixadores. 

Os candidatos selecionados pelas universidades portuguesas interessadas, são comunicados ao Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) que procede à sua seleção. Após a formação em Bruxelas, os estudantes embaixadores ficam encarregues de transmitirem nas suas Universidades as oportunidades e aliciantes de uma carreira nas Instituições e outros organismos da UE. Atualmente Portugal dispõe de 8 embaixadores provenientes de várias universidades do país.

Conheça quem em Portugal exerce essa função e as atividades desenvolvidas, consultando a página do Facebook:  EU Careers - Portugal.

Para saber mais sobre este tema, consulte o sítio Internet: EPSO - Estudantes Embaixadores EU Careers.