Dia da Europa: como festejámos

As nossas celebrações, ano a ano

Comemorações do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) 

Como festejar - Dia da Europa

O dia 9 de maio, Dia da Europa, é anualmente celebrado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) sendo previligiadas as atividades com crianças e jovens de várias escolas do país.

O que celebramos

A 9 de maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês propõe a "organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir..." A denominada Declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, "os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz", sendo por isso considerado o momento fundador do projeto europeu.

O 9 de maio - Dia da Europa - foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido à comunidade escolar, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades que aproximam a Europa dos cidadãos.

Como celebramos

Desde a sua inauguração, em 1995, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors celebra esta data, considerando que este é também o seu dia.

Todos os anos, a sua preparação começa com antecedência, envolvendo a programação das atividades desse dia e fazendo chegar às escolas, e outros organismos que o solicitem, material pedagógico e informativo para que também eles possam celebrar o Dia da Europa.

Por todo o país, crianças tomam contacto com os assuntos europeus e ficam a saber que pertencem a uma comunidade de países unidos na sua diversidade. Em anos escolares mais avançados, aprofunda-se este conhecimento. Fazem-se ateliers temáticos sobre os países: gastronomia, trajes, tradições, curiosidades, etc. 

 

Festejos ano a ano

2019

O Dia da Europa foi celebrado através de duas iniciativas: o "Open Day", e "9 de maio, 9 escolas" (2ª edição). 

Open Day
O Palácio da Cova da Moura abriu as suas portas aos jovens para dar a conhecer os serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros ligados aos assuntos europeus. Conheça a história do palácio, o programa e as fotos do evento aqui.

9 de maio | 9 escolas
Iniciativa com o apoio da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e do Diretor-Geral dos Assuntos Europeus. Toda a informação sobre a iniciativa aqui.

2018

A Biblioteca Jacques Delors, em colaboração com o Centro de Documentação Europeia da Reitoria da Universidade de Lisboa, organizou uma mostra bibliográfica no espaço de leitura do Edifício Caleidoscópio celebrando o Dia da Europa. A iniciativa teve lugar de 7 a 11 de maio.

Procurando apelar à participação democrática dos cidadãos, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e o Instituto Diplomático e em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e outras entidades, realizou um conjunto diversificado de ações em todo o território nacional.  Neste contexto, coube ao CIEJD a organização de debates nas Escolas, iniciativa intitulada "9 de maio, 9 escolas", levando a 13 escolas do país o debate de temas da atualidade europeia. 

2017

O CIEJD associou-se às comemorações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da "Associação Stand Up for Europe" participando na Conferência “Cenários do Futuro da União Europeia”.

No âmbito da Gestão do Espaço Europa, o CIEJD dinamizou diversas iniciativas das quais se destacam:

  • Celebração dos 30 Anos do Programa Erasmus no Espaço Europa através da inauguração da exposição alusiva ao mesmo tema, iniciativa da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+,  onde foram partilhadas experiências de vários cidadãos que beneficiaram diretamente desta iniciativa 
  • Ciclo de Cinema - iniciativa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – com a apresentação do filme "Tabú" no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e do filme "Bande des Filles" na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL) 
  • Apoio ao evento "Bolsa do Empreendedorismo", realizado na Fundação Champalimaud, no dia 9 de maio, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia, apoiada pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal

2016

O CIEJD este presente na "Bolsa do Empreendedorismo", promovida pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. O evento teve lugar no Museu da História Natural, em Lisboa.

Na semana das celebrações do Dia da Europa, três Escolas visitaram o CIEJD para assistirem à iniciativa “Aulas Jacques Delors”.

2015

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors promoveu um vasto leque de iniciativas, tendo em conta que a data assinalou, também, os 30 anos da data de assinatura da adesão de Portugal às, então, Comunidades Europeias.

Assim, o primeiro dia de comemorações começou com a Conferência sobre "Oportunidades de Emprego Jovem", no auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa.

A celebração prosseguiu no dia 9 de maio, no Centro Cultural de Belém, com um programa de atividades lúdicas, informativas e solenes como a inauguração da Exposição Itinerante do "Ano Europeu do Desenvolvimento 2015" (Martim Moniz, Lisboa), a entrega dos prémios do concurso escolar "Sonhar e Construir a Europa", organizado no âmbito do projeto «Uma nova narrativa na Europa» e a entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo "Canvas". 

O CIEJD, a CML e a Junta de Freguesia de Belém celebraram também o Dia da Europa junto ao Mural de Azulejos em Belém, que dá a conhecer a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e que foi atualizado por esta ocasião incluindo os três Estados-Membros que, desde 2005, integraram a UE. Esta oportunidade serviu também para celebrar os 20 anos do CIEJD ao serviço da informação europeia em Portugal.

2014

O CIEJD participou nas comemorações do Dia da Europa promovidas pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Este ano a celebração consistiu num evento, realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio, na Praça da Figueira, em Lisboa, centrado na iniciativa europeia "Juventude em Movimento". A iniciativa pretendeu informar sobre os programas e instrumentos ao dispor dos jovens europeus nas áreas do emprego, do empreendedorismo e da educação.

No primeiro dia das comemorações, foi entregue o Prémio “Eleições Europeias 2014 – Melhor Ensaio" pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (SEAE), Dr. Bruno Maçães.

O CIEJD aproveitou as celebrações para apresentar os projetos «Ecocidadão -Webséries e Webquests»«EU em PT - Europeus em Portugal».  Foi, ainda, organizado o debate público «União Europeia: Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recurso», uma iniciativa para analisar a sensibilidade que os cidadãos têm face ao ambiente sustentável.

2013

Nas celebrações do Dia da Europa, assumiu especial destaque a iniciativa "Bolsa do Empreendedorismo", promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Parlamento Europeu, em parceria com a Universidade de Lisboa. O evento decorreu no âmbito da "Semana do Empreendedorismo" da Câmara Municipal de Lisboa, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, tendo o CIEJD partilhado o stand com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

O CIEJD aproveitou ainda as celebrações do Dia da Europa para entregar o Prémio Jacques Delors 2012 à obra intitulada "A responsabilidade civil do Estado-legislador por violação do Direito da União Europeia – breves notas sobre o caso português" da autoria de Sophie Perez Fernandes. A entrega do prémio decorreu no dia 9 de Maio, na Biblioteca Jacques Delors. 

2012

Entre as iniciativas desenvolvidas, o CIEJD este presente na denominada «Bolsa do Empreendedorismo», evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com os Ministérios da Economia e Emprego e dos Negócios Estrangeiros e enquadrada na "Semana do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa." O evento decorreu ao longo do dia 9 de maio, entre as 11 e as 20 horas, no Pátio da Galé, Terreiro do Paço, em Lisboa, e o CIEJD esteve representado no stand que partilhou com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

2011

Em Lisboa, as comemorações do Dia da Europa foram organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho da União Europeia (Hungria) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa. De 7 a 9 de maio, esteve instalada no Rossio uma tenda, aberta a todos os cidadãos, com animações de rua, concertos, debates e stands de informação para celebrar o Dia da Europa e a iniciativa europeia «Juventude em Movimento - Aposta em Ti!». O CIEJD esteve presente num dos stands da tenda, em parceria com o Centro SOLVIT.

Para as comemorações do Dia da Europa no município de Loures, o CIEJD organizou uma exposição que visou mostrar o desenvolvimento da sua missão e informar e promover o conhecimento sobre a União Europeia junto dos cidadãos.

2010

As comemorações do Dia da Europa tiveram lugar em Matosinhos, em torno da iniciativa «Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?», no âmbito do "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social".

O CIEJD participou com um stand onde informou sobre a sua atividade no domínio da informação, formação e animação pedagógica, bem como sobre os projetos desenvolvidos. 

A iniciativa foi organizada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Representação em Portugal da Comissão Europeia e pela Câmara Municipal de Matosinhos.

2009

O CIEJD comemorou o Dia da Europa em conjunto com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Presidência da União Europeia, representada pela embaixada da República Checa em Portugal, e a Representação da Comissão Europeia em Lisboa. Participaram, também, na organização das comemorações a Câmara Municipal de Lisboa e a REFER.

O programa integrou atividades de debate e animação, com stands permanentes de organismos da administração nacional da educação/formação/emprego, bem como de instituições europeias, na Estação do Rossio, em Lisboa.

As atividades de informação e animação incidiram sobre a campanha «Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?»

O evento contou, ainda, com uma mostra de documentário «Doc Europa», no Centro Cultural de Belém, onde foram apresentados 27 filmes originários de cada um dos Estados-Membros da União Europeia e culminou com um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Augustin Dumay, no Teatro Camões.

2008

No "Ano Europeu do Diálogo Intercultural", as celebrações do Dia da Europa adotaram o lema:
"Não são eles e nós. Somos tu e eu!". O CIEJD promoveu e/ou participou nas seguintes iniciativas:

  • Debate entre jovens e o Secretário de Estado Adjunto dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes;
  • III Feira da Europa (na Escola Superior de Gestão de Santarém)
  • Atelier de pintura e inauguração de painel (Inscrever a Europa nos muros das cidades)
  • Aulas Jacques Delors
  • Sessões de informação e debate
  • Peças de teatro
  • Jogos e largada de balões.

2007

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors festejou o dia da Europa com o Presidente da República.

Os jovens conversaram com o Presidente Cavaco Silva sobre o 9 de Maio, participaram em atividades pedagógicas, lançaram balões e cozinharam e provaram os sabores de vários países da UE.

2006

Os festejos foram subordinados ao tema "O Futuro da Europa passa pela educação" numa iniciativa conjunta do CIEJD, do Centro de Pedagogia e Animação do CCB e do Ministério da Educação. Incluíram:

  • Atelier “Jardins com Palavras” em que se pretendeu festejar a Europa a partir dos seus jardins, do seu verde, do seu colorido;
  • Exposição de trabalhos sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e oficialização da Rede Nacional "Inscrever a Europa nos Muros das Cidades";
  • Exibição de dois filmes: “Inscrever a Europa nos Muros das Cidades” e “O caminho das crianças”;
  • Jogos e atividades várias;
  • Aula sobre O Futuro da Europa;
  • Sessão solene com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira.

2005

"Unidos na Diversidade" foi o lema das celebrações de 2005. O CIEJD comemorou este dia em conjunto com o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém (CCB). O programa consistiu:

  • Num passeio pela história da Europa a partir de contos e lendas que revelam a diversidade misteriosa das culturas de muitos países europeus. Atores e contadores dispersos pelos recantos dos jardins e espaços do CCB, levaram crianças a encantarem-se pelas narrativas no âmbito do tema Rosa de Ventos, Rosa de Histórias;
  • Na apresentação de teatro e coros do Liceu Francês Charles Lepierre e do Colégio Saint Dominic's International School;
  • Em Aulas Jacques Delors e ateliers de pintura.

2004

O CIEJD comemorou o dia da Europa com jovens de diversas escolas, que participaram num conjunto de atividades de animação:

  • Sessões contínuas de exibição de vídeos sobre várias temáticas da construção europeia;
  • Sessões do Concurso "O EuroELO + Fraco", constituído por um conjunto de questões sobre a realidade europeia, e adaptado a diferentes faixas etárias;
  • Aulas Jacques Delors sobre o "Alargamento e o Futuro da Europa";
  • Jogos multimédia;
  • Atelier de pintura de azulejos ilustrando a Carta dos Direitos Fundamentais;
  • Atelier de dança "Um Livro para Dançar: Toninho e Raposa Lila na Lixeira da Cidade de Merlim";
  • Distribuição de brindes e balões.

2003

O programa de comemoração do Dia da Europa foi marcado pela inauguração de exposições e pelo lançamento do CD-Rom "À Descoberta da União Europeia". Compreendeu, ainda, as seguintes iniciativas:

  • Exposições "Jean Monnet" e "Tratados da União Europeia" na Mediateca do CIEJD;
  • Ateliers de pintura de azulejos e pratos sobre a a Carta dos Direitos Fundamentais da UE ao longo da semana;
  • Inauguração, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, da exposição dos trabalhos dos ateliers, na entrada do Centro Cultural de Belém (CCB), patente ao público durante 3 semanas, sendo integrado no programa da Semana da Europa do CCB;
  • Sessões contínuas de vídeos sobre várias temáticas da construção europeia;
  • Realização de Concursos "O EuroELO + Fraco";
  • Aulas Jacques Delors sobre o "Alargamento e o Futuro da Europa";
  • Teatro "Somos todos Europeus" sobre o Alargamento, nos jardins do CCB, pelo grupo de teatro Zéphyro;
  • Distribuição de brindes e balões.

O CIEJD participou, também, na comemoração do Dia da Europa na aldeia de França, em Trás-os-Montes, que contou com a presença de Mário Soares. Margarida Cardoso, na altura administradora do CIEJD, participou desde lá no "Fórum TSF" dedicado ao Dia da Europa e foram dadas uma Aula Jacques Delors para as crianças da região e uma sessão de informação e debate sobre o "Alargamento" à população local.

2002

O dia 9 de maio foi celebrado no âmbito da Semana da Europa. Para além do CIEJD portas abertas, foram promovidos eventos em várias escolas através de ações de sensibilização e envio de material, designadamente brochuras de divulgação, CD-Rom e vídeos.

2001

Neste ano, destacaram-se no conjunto das celebrações promovidas pelo Centro:

  • Concurso “Europa do Século XXI: Alargamento” para trabalhos de investigação de jovens do secundário promovido em conjunto com o jornal "Público", a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e o Gabinete dos Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Os vencedores viram os seus textos publicados na edição do jornal "Público" de 9 de Maio e usufruíram de uma viagem a Bruxelas para 2 pessoas.
  • Entrega do Prémio Jacques Delors 2000 a Margarida Telles Romão e Isabel Marques pelas obras: "Liberdade e Vinculação na Administração Comunitária" e "Política Industrial no Contexto Europeu: fundamentos, alcance e limites".

2000

A 9 de Maio de 2000 celebrou-se o 50º aniversário da Declaração Schuman. Neste contexto, o Centro associou-se à Representação da Comissão Europeia em Portugal e à Unidade de Coordenação dos Clubes Europeus do Ministério da Educação na promoção do Concurso "O Dia da Europa e o 50º aniversário da Declaração Schuman" dirigido aos Clubes Europeus. Foram premiados os trabalhos: Revista Nós e a Europa, da Escola Secundária António Nobre, do Porto; Eurolândia, da Escola Secundária do Mogadouro e EPROFCOR na Europa, da Escola Profissional de Cortegaça. Os autores dos melhores trabalhos foram premiados com uma viagem à sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

As comemorações do Dia da Europa incluíram, ainda, o lançamento do Prémio Jacques Delors 1999, atribuído ex-aequo às obras «O Sistema Político da União Europeia», da autoria de Paulo José de Almeida Sande, e «Direito do Trabalho e Política Social na União Europeia», da autoria de Sabina de Jesus Pereira Santos.

Como em todos os outros anos o Centro respondeu a inúmeros pedidos de apoio para realização de atividades e festejos alusivos ao 9 de maio, enviando formadores (que animaram sessões e debates) e documentação relevante.

1999

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, foi efetuado o lançamento do Prémio Jacques Delors 1998 atribuído à obra "Conflitos de Consumo – uma perspectiva comunitária de defesa dos consumidores", da autoria de Jorge Pegado Liz.

Durante o mês de maio, o Centro apoiou um conjunto significativo de escolas de todo o país, na comemoração do Dia da Europa, fornecendo apoio material com vista à realização de eventos de vária ordem: palestras, teatro, exposições, concursos, etc.

1998

A Escola EB2,3 de Maria Veleda foi escolhida pelo Ministério da Educação para a Comemoração Nacional do Dia da Europa de 1998. O Centro colaborou nesta iniciativa, ministrando Aulas Jacques Delors.

Ao longo do mês de Maio, o Centro de Informação Jacques Delors deu, ainda, apoio logístico a um conjunto significativo de escolas de todo o país nos preparativos do 9 de maio.

1997

O Colégio D.ª Maria Pia - Casa Pia de Lisboa - foi escolhido pelo Ministério da Educação para a comemoração nacional do Dia da Europa de 1997. O CIEJD associou-se:

  • estando presente no colégio, no dia 9 de maio, com um stand de divulgação, em que foram distribuídas brochuras e outros materiais alusivos à União Europeia e,
  • participando nas atividades permanentes da Semana da Europa na Casa Pia, entre 5 e 9 de Maio, ministrando aos alunos daquele colégio 30 Aulas Jacques Delors.

1996

O Centro comemorou o dia da Europa na Escola E+B de Casal de Câmbra através da apresentação do Teatro "À descoberta da Europa" e de um stand de divulgação.

1995

Os festejos realizaram-se numa ação conjunta do CIEJD com o Centro de Pedagogia e Animação da Fundação das Descobertas. Decorreram na Praça do Museu do Centro Cultural de Belém e nas instalações do Centro de Informação Jacques Delors. Do programa constaram as seguintes iniciativas:

  • Ações pedagógicas;
  • Teatro "À descoberta da Europa";
  • Sala do Futuro - realidade virtual.

Durante todo o dia decorreram animações: jogos de computador, brindes, surpresas e enigmas.