Dia da Europa: como festejámos

As nossas celebrações, ano a ano

Comemorações do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) 

Como festejar - Dia da Europa

O dia 9 de maio, Dia da Europa, é anualmente celebrado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) sendo privilegiadas as atividades sobre a União Europeia (UE) com crianças e jovens de várias escolas do país.

O que celebramos

A 9 de maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros da França propõe a "organização conjunta da produção de base e a instituição de uma nova Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os países que venham a aderir...". A denominada Declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, "os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz", sendo, por isso, considerado o momento fundador do projeto europeu.

O 9 de maio - Dia da Europa - foi celebrado pela primeira vez em 1986. Inicialmente dirigido à comunidade escolar, é hoje um dos símbolos da UE e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades que aproximem a Europa dos cidadãos.

Como celebramos

Desde a sua inauguração, em 1995, o CIEJD celebra esta data, considerando que este é também o seu dia.

Todos os anos, a sua preparação começa com antecedência, envolvendo a programação de atividades e fazendo chegar às escolas, bem como a outros organismos que o solicitem, material pedagógico e informativo para que também eles possam celebrar o Dia da Europa.

Por todo o país, crianças tomam contacto com os assuntos europeus e ficam a saber que pertencem a uma comunidade de países unidos na sua diversidade. Em anos escolares mais avançados, aprofunda-se este conhecimento, por exemplo, através de ateliers temáticos sobre: gastronomia, trajes, tradições, curiosidades, etc 

Festejos ano a ano

2019

O Dia da Europa foi celebrado através de duas iniciativas que contaram com o apoio da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus (SEAE) e do Diretor Geral dos Assuntos Europeus (DGAE):

- "9 de maio, 9 escolas" (2ª edição)

Tirando partido dos ensinamentos e da experiência do projeto desenvolvido em 2018, denominado Encontros com os Cidadãos, o CIEJD associou a esta iniciativa algumas Escolas do Ensino Secundário e Profissional do País e personalidades com conhecimento e, ou experiência relevante em assuntos europeus que se disponibilizaram a participar, enquanto oradores, em debates realizados sobretudo ao longo do mês de maio, com alunos, professores e restante comunidade educativa. 

- "Open Day | Assuntos Europeus"

Celebrado a 10 de maio, representou uma oportunidade, destinada a estudantes do ensino superior dos cursos de Mestrado e de Doutoramento, para ficarem a conhecer melhor os serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros que se ocupam dos assuntos europeus, as suas instalações e a sua história. Foi também uma ocasião para falar sobre as oportunidades de carreiras para portugueses nas instituições, órgãos e agências da UE.

Ao abrigo deste evento, foi, ainda, lançado o novo portal do CIEJD - Informação Europeia para o Cidadão em Língua Portuguesa.

Para mais detalhes sobre qualquer uma destas iniciativas, consultar o link Iniciativas 2019

2018

A Biblioteca Jacques Delors, em colaboração com o Centro de Documentação Europeia da Reitoria da Universidade de Lisboa, organizou uma mostra bibliográfica no espaço de leitura do Edifício Caleidoscópio celebrando o Dia da Europa. A iniciativa teve lugar de 7 a 11 de maio.

Procurando apelar à participação democrática dos cidadãos, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, em colaboração com o CIEJD e o Instituto Diplomático e em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal e outras entidades, dinamizou um conjunto diversificado de ações em todo o território nacional. Neste contexto, coube ao CIEJD a organização de debates nas Escolas, iniciativa intitulada "9 de maio, 9 escolas", levando a 13 escolas do país o debate de temas da atualidade europeia. 

2017

O CIEJD associou-se às comemorações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da "Associação Stand Up for Europe" participando na Conferência “Cenários do Futuro da União Europeia”.

No âmbito da gestão do Espaço Europa a cargo do CIEJD, diversas iniciativas se destacam:

  • Celebração dos 30 Anos do Programa Erasmus no Espaço Europa através da inauguração da exposição alusiva ao mesmo tema, iniciativa da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, onde foram partilhadas experiências de vários cidadãos que beneficiaram diretamente desta iniciativa; 
  • Ciclo de Cinema - iniciativa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) – com a apresentação do filme "Tabú" no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e do filme "Bande des Filles" na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL);
  • Apoio ao evento "Bolsa do Empreendedorismo", na Fundação Champalimaud, no dia 9 de maio, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia, apoiada pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

2016

O CIEJD esteve presente na "Bolsa do Empreendedorismo", promovida pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, no Museu da História Natural, em Lisboa.

Na semana das celebrações do Dia da Europa, três Escolas visitaram o CIEJD para assistirem à iniciativa “Aulas Jacques Delors”.

2015

O CIEJD promoveu um vasto leque de iniciativas, tendo em conta que a data assinalou, também, os 30 anos da assinatura da adesão de Portugal às, então, Comunidades Europeias.

Assim, o primeiro dia de comemorações começou com a Conferência sobre "Oportunidades de Emprego Jovem", no auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa.

A celebração prosseguiu no dia 9 de maio, no Centro Cultural de Belém, com um programa de atividades lúdicas, informativas e solenes como a inauguração da Exposição Itinerante do "Ano Europeu do Desenvolvimento 2015" (Martim Moniz, Lisboa), a entrega dos prémios do concurso escolar "Sonhar e Construir a Europa", organizado no âmbito do projeto «Uma nova narrativa na Europa» e a entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo "Canvas". 

O CIEJD, a CML e a Junta de Freguesia de Belém celebraram também o Dia da Europa junto ao Mural de Azulejos em Belém, que dá a conhecer a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e que foi atualizado por esta ocasião incluindo os três Estados-Membros que, desde 2005, integraram a UE. Esta oportunidade serviu também para celebrar os 20 anos do CIEJD ao serviço da informação europeia em Portugal.

2014

O CIEJD participou nas comemorações do Dia da Europa promovidas pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, consistindo num evento nos dias 9, 10 e 11 de maio, na Praça da Figueira, em Lisboa, centrado na iniciativa europeia "Juventude em Movimento". A iniciativa pretendeu informar sobre os programas e instrumentos ao dispor dos jovens europeus nas áreas do emprego, do empreendedorismo e da educação.

No primeiro dia das comemorações, foi entregue o Prémio “Eleições Europeias 2014 – Melhor Ensaio" pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (SEAE), Dr. Bruno Maçães.

O CIEJD aproveitou as celebrações para apresentar os projetos «Ecocidadão -Webséries e Webquests»«EU em PT - Europeus em Portugal».  Foi, ainda, organizado o debate público «União Europeia: Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recurso», uma iniciativa para analisar a sensibilidade que os cidadãos têm face ao ambiente sustentável.

2013

Nas celebrações do Dia da Europa, assumiu especial destaque a iniciativa "Bolsa do Empreendedorismo", promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Parlamento Europeu, em parceria com a Universidade de Lisboa. O evento decorreu no âmbito da "Semana do Empreendedorismo" da Câmara Municipal de Lisboa, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, tendo o CIEJD partilhado o stand com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

O CIEJD aproveitou ainda as celebrações do Dia da Europa para entregar o Prémio Jacques Delors 2012 à obra intitulada "A responsabilidade civil do Estado-legislador por violação do Direito da União Europeia – breves notas sobre o caso português" da autoria de Sophie Perez Fernandes. A entrega do prémio decorreu no dia 9 de maio, na Biblioteca Jacques Delors. 

2012

Entre as iniciativas desenvolvidas, o CIEJD esteve presente na denominada «Bolsa do Empreendedorismo», evento organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com os Ministérios da Economia e Emprego e dos Negócios Estrangeiros e enquadrada na "Semana do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa." O evento decorreu ao longo do dia 9 de maio, entre as 11 e as 20 horas, no Pátio da Galé, Terreiro do Paço, em Lisboa, e o CIEJD esteve representado no stand que partilhou com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

2011

Em Lisboa, as comemorações do Dia da Europa foram organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho da UE (Hungria) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa. De 7 a 9 de maio, esteve instalada no Rossio uma tenda, aberta a todos os cidadãos, com animações de rua, concertos, debates e stands de informação para celebrar o Dia da Europa e a iniciativa europeia «Juventude em Movimento - Aposta em Ti!». O CIEJD esteve presente num dos stands da tenda, em parceria com o Centro SOLVIT.

Para as comemorações do Dia da Europa no município de Loures, o CIEJD organizou uma exposição que visou mostrar o desenvolvimento da sua missão e informar e promover o conhecimento sobre a União Europeia junto dos cidadãos.

2010

As comemorações do Dia da Europa tiveram lugar em Matosinhos, em torno da iniciativa «Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?», no âmbito do "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social".

O CIEJD participou com um stand onde informou sobre a sua atividade no domínio da informação, formação e animação pedagógica, bem como sobre os projetos desenvolvidos. 

A iniciativa foi organizada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência Espanhola do Conselho da UE, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Representação em Portugal da Comissão Europeia e pela Câmara Municipal de Matosinhos.

2009

O CIEJD comemorou o Dia da Europa em conjunto com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Presidência da UE, representada pela embaixada da República Checa em Portugal, e a Representação da Comissão Europeia em Lisboa. Participaram, também, na organização das comemorações a Câmara Municipal de Lisboa e a REFER.

O programa integrou atividades de debate e animação, com stands permanentes de organismos da administração nacional da educação/formação/emprego, bem como de instituições europeias, na Estação do Rossio, em Lisboa.

As atividades de informação e animação incidiram sobre a campanha «Sabe o que a Europa Social pode fazer por si?»

O evento contou, ainda, com uma mostra de documentário «Doc Europa», no Centro Cultural de Belém, onde foram apresentados filmes originários de cada um dos Estados-Membros da UE e culminou com um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Augustin Dumay, no Teatro Camões.

2008

No "Ano Europeu do Diálogo Intercultural", as celebrações do Dia da Europa adotaram o lema "Não são eles e nós. Somos tu e eu!". O CIEJD promoveu e/ou participou nas seguintes iniciativas:

  • Debate entre jovens e o Secretário de Estado Adjunto dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes;
  • III Feira da Europa (na Escola Superior de Gestão de Santarém);
  • Atelier de pintura e inauguração de painel (Inscrever a Europa nos muros das cidades);
  • Aulas Jacques Delors;
  • Sessões de informação e debate;
  • Peças de teatro;
  • Jogos e largada de balões.

2007

O CIEJD celebrou o Dia da Europa de portas abertas, organizou um grande conjunto de atividades pedagógicas e lúdicas, possibilitando aos jovens um contacto direto com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

2006

Os festejos foram subordinados ao tema "O Futuro da Europa passa pela educação" numa iniciativa conjunta do CIEJD, do Centro de Pedagogia e Animação do CCB e do Ministério da Educação. Incluíram:

  • Atelier “Jardins com Palavras” em que se pretendeu festejar a Europa a partir dos seus jardins, do seu verde, do seu colorido;
  • Exposição de trabalhos sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e oficialização da Rede Nacional "Inscrever a Europa nos Muros das Cidades";
  • Exibição de dois filmes: “Inscrever a Europa nos Muros das Cidades” e “O caminho das crianças”;
  • Jogos e atividades várias;
  • Aula sobre O Futuro da Europa;
  • Sessão solene com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira.

2005

"Unidos na Diversidade" foi o lema das celebrações de 2005. O CIEJD comemorou este dia em conjunto com o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém (CCB). O programa consistiu:

  • Num passeio pela história da Europa a partir de contos e lendas que revelam a diversidade misteriosa das culturas de muitos países europeus. Atores e contadores dispersos pelos recantos dos jardins e espaços do CCB, levaram crianças a encantarem-se pelas narrativas no âmbito do tema Rosa de Ventos, Rosa de Histórias;
  • Na apresentação de teatro e coros do Liceu Francês Charles Lepierre e do Colégio Saint Dominic's International School;
  • Em Aulas Jacques Delors e ateliers de pintura.

2004

O CIEJD comemorou o Dia da Europa com jovens de diversas escolas, que participaram num conjunto de atividades de animação:

  • Sessões contínuas de exibição de vídeos sobre várias temáticas da construção europeia;
  • Sessões do Concurso "O EuroELO + Fraco", constituído por um conjunto de questões sobre a realidade europeia, e adaptado a diferentes faixas etárias;
  • Aulas Jacques Delors sobre o "Alargamento e o Futuro da Europa";
  • Jogos multimédia;
  • Atelier de pintura de azulejos ilustrando a Carta dos Direitos Fundamentais da UE;
  • Atelier de dança "Um Livro para Dançar: Toninho e Raposa Lila na Lixeira da Cidade de Merlim";
  • Distribuição de brindes e balões.

2003

O programa de comemoração do Dia da Europa foi marcado pela inauguração de exposições e pelo lançamento do CD-Rom "À Descoberta da União Europeia". Compreendeu, ainda, as seguintes iniciativas:

  • Exposições "Jean Monnet" e "Tratados da União Europeia" na Mediateca do CIEJD;
  • Ateliers de pintura de azulejos e pratos sobre a a Carta dos Direitos Fundamentais da UE ao longo da semana;
  • Inauguração, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, da exposição dos trabalhos dos ateliers, na entrada do Centro Cultural de Belém (CCB), patente ao público durante 3 semanas, sendo integrado no programa da Semana da Europa do CCB;
  • Sessões contínuas de vídeos sobre várias temáticas da construção europeia;
  • Realização de Concursos "O EuroELO + Fraco";
  • Aulas Jacques Delors sobre o "Alargamento e o Futuro da Europa";
  • Teatro "Somos todos Europeus" sobre o Alargamento, nos jardins do CCB, pelo grupo de teatro Zéphyro;
  • Distribuição de brindes e balões.

O CIEJD participou, também, na comemoração do Dia da Europa na aldeia de França, em Trás-os-Montes, que contou com a presença de Mário Soares. Margarida Cardoso, na altura Administradora do CIEJD, participou desde lá no "Fórum TSF" dedicado ao Dia da Europa e foram dadas uma Aula Jacques Delors para as crianças da região e uma sessão de informação e debate sobre o "Alargamento" à população local.

2002

O dia 9 de maio foi celebrado no âmbito da Semana da Europa. Para além do CIEJD portas abertas, foram promovidos eventos em várias escolas através de ações de sensibilização e envio de material, designadamente brochuras de divulgação, CD-Rom e vídeos.

2001

Neste ano, destacaram-se no conjunto das celebrações promovidas pelo Centro:

  • Concurso “Europa do Século XXI: Alargamento” para trabalhos de investigação de jovens do secundário promovido em conjunto com o jornal "Público", a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e o Gabinete dos Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Os vencedores viram os seus textos publicados na edição do jornal "Público" de 9 de maio e usufruíram de uma viagem a Bruxelas para 2 pessoas.
  • Entrega do Prémio Jacques Delors 2000 a Margarida Telles Romão e Isabel Marques pelas obras: "Liberdade e Vinculação na Administração Comunitária" e "Política Industrial no Contexto Europeu: fundamentos, alcance e limites".

2000

A 9 de maio de 2000 celebrou-se o 50.º Aniversário da Declaração Schuman. Neste contexto, o CIEJD associou-se à Representação da Comissão Europeia em Portugal e à Unidade de Coordenação dos Clubes Europeus do Ministério da Educação na promoção do concurso "O Dia da Europa e o 50.º Aniversário da Declaração Schuman" dirigido aos Clubes Europeus. Foram premiados os trabalhos: Revista Nós e a Europa, da Escola Secundária António Nobre, do Porto; Eurolândia, da Escola Secundária do Mogadouro e EPROFCOR na Europa, da Escola Profissional de Cortegaça. Os autores dos melhores trabalhos foram premiados com uma viagem à sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

As comemorações do Dia da Europa incluíram, ainda, o lançamento do Prémio Jacques Delors 1999, atribuído ex-aequo às obras «O Sistema Político da União Europeia», da autoria de Paulo José de Almeida Sande, e «Direito do Trabalho e Política Social na União Europeia», da autoria de Sabina de Jesus Pereira Santos.

Como em todos os outros anos o Centro respondeu a inúmeros pedidos de apoio para realização de atividades e festejos alusivos ao 9 de maio, enviando formadores (que animaram sessões e debates) e documentação relevante.

1999

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, foi efetuado o lançamento do Prémio Jacques Delors 1998 atribuído à obra "Conflitos de Consumo – uma perspectiva comunitária de defesa dos consumidores", da autoria de Jorge Pegado Liz.

Durante o mês de maio, o CIEJD apoiou um conjunto significativo de escolas de todo o país, na comemoração do Dia da Europa, fornecendo material de apoio a eventos de vária ordem: palestras, teatro, exposições, concursos, etc

1998

A Escola EB2,3 de Maria Veleda foi escolhida pelo Ministério da Educação para a Comemoração Nacional do Dia da Europa de 1998. O Centro colaborou nesta iniciativa, ministrando Aulas Jacques Delors.

Ao longo do mês de maio, o CIEJD apoiou, ainda, um conjunto significativo de escolas de todo o país nos preparativos do 9 de maio.

1997

O Colégio D.ª Maria Pia - Casa Pia de Lisboa - foi escolhido pelo Ministério da Educação para a comemoração nacional do Dia da Europa de 1997. O CIEJD associou-se:

  • estando presente nesse colégio, no dia 9 de maio, com um stand de divulgação, em que foram distribuídas brochuras e outros materiais alusivos à União Europeia e,
  • participando nas atividades permanentes da Semana da Europa na Casa Pia, entre 5 e 9 de maio, ministrando aos alunos daquele colégio 30 Aulas Jacques Delors sobre a UE.

1996

O Centro comemorou o dia da Europa na Escola E+B de Casal de Câmbra através da apresentação do Teatro "À descoberta da Europa" e de um stand de divulgação.

1995

Ação conjunta do CIEJD com o Centro de Pedagogia e Animação da Fundação das Descobertas na Praça do Museu do Centro Cultural de Belém e nas instalações do CIEJD. Do programa constaram as seguintes iniciativas:

  • Ações pedagógicas;
  • Teatro "À descoberta da Europa";
  • Sala do Futuro - realidade virtual.

Durante todo o dia decorreram animações: jogos de computador, brindes, surpresas e enigmas.