ELOS - Alargando Fronteiras
Orientação Europeia e Internacional nas escolas para o pleno exercício de uma cidadania ativa.

Objetivo geral
Contribuir para uma educação de qualidade, inserindo os alunos num ambiente de aprendizagem europeu e internacional, preparando-os para agir num mundo globalizado, de forma a exercer, plenamente, uma cidadania ativa.
Etapas
A rede ELOS existe desde 2004, uma iniciativa da Presidência Holandesa do Conselho da União Europeia (UE), apoiada de forma consecutiva pelo Programa Comenius. Presentemente, existe um número significativo de Escolas ELOS, em mais de 17 países Europeus. Um longo caminho foi percorrido:
- A Dimensão Europeia foi reforçada nos curricula. As escolas compararam os seus curricula e “descobriram” abordagens comuns, apropriaram-se e integraram, de forma faseada, os padrões ELOS, no seu projeto educativo;
- As aprendizagens formais, não formais e informais, sobre a União Europeia nomeadamente as realizadas no contexto de projetos, nacionais e comunitários, ganharam coerência e valor;
- Práticas colaborativas e projetos com parceiros Europeus foram encorajados e facilitados;
- A inclusão das Escolas Profissionais no ELOS e o estabelecimento de “pontes” com o mercado de trabalho e o Ensino Superior reforçaram, consideravelmente, o impacto desta iniciativa;
- O efeito pedagógico e cívico do conceito ELOS, demonstrando os benefícios desta abordagem a alunos e pais, foi trabalhado pela rede;
- A formação dos professores em assuntos da UE e o desenvolvimento de alternativas para a mobilidade tradicional dos alunos foi estimulada. Por exemplo: reuniões multilaterais de alunos / campos com um foco temático (como o Empreendedorismo); viagens de estudo às instituições europeias; aulas/debates direcionados para os diferentes níveis de ensino;
- Instrumentos como o Manual das Escolas ELOS, o Portfolio do Aluno, o Quadro de Referência para as Competências Europeias, etc. foram elaborados pela rede ELOS e estão disponíveis online;
- Foi desenvolvido um Sistema de Avaliação de Qualidade implementado num conjunto de escolas ELOS, a título piloto, através do qual se aferiu o impacto e os resultados do projeto.
Destinatários
Escolas Básicas e Secundárias:
- Alunos na faixa etária 12-19 anos
- Professores
- Direção das Escolas
- Famílias
Principais Resultados/Produtos
- Quadro de Referência para as Competências Europeias
- Manual das Escolas ELOS
- Portfólio do Aluno
- Sistema de Revisão de Qualidade
Para participar no ELOS a Escola deve:
- Integrar o projeto ELOS na sua estratégia, analisando o contributo do projeto para a concretização dos objetivos definidos e envolvendo a comunidade escolar;
- Fazer um inventário de todas as atividades europeias e internacionais - aulas, projetos, módulos que já estão a ser desenvolvidas na escola;
- Identificar as parcerias existentes com escolas de outros países europeus e como as pode desenvolver;
- Definir um plano de atividades anual e, ou plurianual visando o desenvolvimento do ELOS;
- Contactar o coordenador nacional.
Coordenação
- Europeia: Vereniging Ons Middelbaar Onderwijs (OMO), Holanda (atual)
- Portuguesa: Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Membro da Equipa de Coordenação do ELOS desde 2011.
Gestão do Projeto e Avaliação Externa
A gestão global e o acompanhamento do projeto são assegurados pela Equipa de Coordenação (EC). Cada membro da EC é responsável pelo acompanhamento e registo do progresso de um conjunto de países. Cabe à EC tomar as decisões estratégicas do projeto e decidir sobre a versão final de todos os documentos / instrumentos e outros materiais produzidos. A garantia da qualidade geral do projeto, para além de ser assegurada pela EC, conta com um especialista externo que assegura uma avaliação independente.
Painel Nacional de acompanhamento – entidades que apoiaram o desenvolvimento do ELOS, nas suas diferentes fases
- Centro de Informação Europeia Jacques Delors
- DGE - Direção-Geral da Educação
- Agência Nacional Erasmus + - Educação e Formação
- Escola E.B.I de S. Bruno
Escolas Piloto Portuguesas
- Escola EBI de S. Bruno (Caxias)
- Escola Secundária do Cartaxo
- Escola EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado (Barreiro)
- Escola Secundária de São Pedro do Sul
- Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes (Madalena do Pico, Açores)
Opinião das Escolas Participantes
As escolas portuguesas participantes consideram que o ELOS contribuiu para reforçar a coerência na forma como são tratadas as questões europeias nos curricula nacionais e permitiu a contextualização, numa perspetiva global, das atividades pedagógicas que decorrem no âmbito dos mais variados projetos que promovem a internacionalização. Consideram, ainda, que permitiu que toda a comunidade escolar trabalhe de forma transversal as questões europeias e internacionais.
Apoios
- Programa Comenius
- Instituições e Autoridades Nacionais dos 17 países europeus participantes
Contactos
Centro de Informação Europeia Jacques Delors (Portugal)
e-mail: formacao@ciejd.pt
Telefone: +351 211 225 013