Embaixadores da Iniciativa de Cidadania Europeia

Cidadãos que contribuem para divulgar a Iniciativa de Cidadania Europeia

ICE - Embaixadores

Os "Embaixadores"  têm como missão divulgar a Iniciativa de Cidadania Europeia, de modo a fomentar o debate e sensibilizar os cidadãos a participar em causas que os motivam e os interessam.

Tendo como origem diversas organizações ativas ao nível europeu, nacional ou regional, todos os "Embaixadores" têm algo em comum - experiência em democracia participativa e incentivar o envolvimento dos cidadãos na formulação de políticas.

Conheça os "Embaixadores" da ICE em eventos online e offline e acompanhe-os nas redes sociais!

Embaixadora ICE em Portugal 

Maria MarquesMaria Marques

Chamo-me Maria Marques e desde 2006, depois de ter terminado a Licenciatura em Ciências da Educação, que trabalho com Técnica de Intervenção Educativa em contextos comunitários.

Ao longo do meu percurso pessoal, familiar, escolar e profissional fui descobrindo o quanto a educação é fundamental para a formação das pessoas cidadãs e como as instituições formais e informais de educação impactam a formação do ser humano. Uma das minhas paixões, qua ainda ficou mais intensa depois de ter sido mãe, é a educação enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida. Sou fascinada pela forma como o ser humano se torna numa pessoa cidadã consciente e participativa, e por isso desde 2011 que tenho dedicado o meu tempo a projetos de intervenção social, de educação para a cidadania e de educação para os direitos humanos destinados, de um modo geral, a professores, agentes educativos e youthworkers, e em específico, projetos e iniciativas destinadas a pessoas jovens.

Apaixonada como sou pelo processo de ensino-aprendizagem e por projetos que promovam uma mudança positiva na sociedade, vejo na Iniciativa de Cidadania Europeia uma oportunidade de aproximar o mundo do ativismo jovem das instituições formais e dos decisores políticos. Considero que os jovens participam e envolvem-se em causas da sua comunidade, mas por vezes já não acreditam nas instituições onde se exerce a política mais formal, muitas vezes com processos demasiado burocráticos, longos e, aos olhos dos jovens, sem um impacto real na sua vida.

Através da experiência do trabalho com jovens no que diz respeito à promoção de workshops e debates, ações ativistas, orçamentos participativos, voluntariado e campanhas de sensibilização, podemos colaborar na construção de pontes entre as organizações da sociedade civil, as pessoas e as estruturas formais de decisão, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia enquanto processo participativo, inclusivo e efetivamente representativo das vontades de todas os cidadãos.

A ICE é um instrumento que promove a participação democrática de todas as pessoas cidadãs da União Europeia e permite que as pessoas possam apresentar propostas legislativas e deste modo influenciar a tomada de decisões. Ao sermos embaixadores desta iniciativa esperamos espalhar a mensagem pelos jovens e parceiros com quem trabalhamos, levar a mensagem mais longe e contribuir para a concretização do sonho da Europa Unida na Diversidade.

Maria Marques, 26 de maio de 2022


Maria Marques pertence à Associação Mais Cidadania (AMC),  uma Organização Não Governamental fundada em 2003 no Bairro Alto e que surgiu no sentido de criar um espaço onde os jovens pudessem participar, expressarem-se, e mostrarem os seus talentos, ou seja, serem cidadão ativos. Uma das primeiras atividades organizada pela Associação no Bº Alto foi o Festival Arte Mais, onde os jovens podiam mostrar os seus talentos e assistir a espetáculos de diversas áreas artísticas como música, pintura, dança, arte urbana, etc. 

Tem como missão promover a cidadania, formar jovens para partilharem competências e capacidades ao serviço da comunidade e contribuir para o envolvimento responsável e ativo dos cidadãos na procura de soluções para os problemas da sociedade. 

A AMC desenvolve trabalho em 3 áreas (relacionadas e interdependentes): Cidadania, Voluntariado e Inclusão Social.

Todos os projetos da Associação têm presentes os seguintes valores: igualdade, solidariedade, não discriminação, inclusão e respeito pela diversidade cultural.

Ao longo dos últimos anos tem implementado vários projetos de mobilidade desde voluntariado internacional a intercâmbios e formações, e participa em projetos de parcerias estratégicas que visam desenvolver práticas inovadoras e promover a colaboração, a aprendizagem interpares e o intercâmbio de experiências.

A Associação é responsável, desde 2008, pela coordenação da rede internacional «More Citizenship Network» (MCN) que envolve 15 organizações de 15 países diferentes a qual tem o objetivo de debater questões relacionadas com a Juventude e a Cidadania. 

Nos últimos anos tem trabalhado de forma regular com vários agrupamentos de escolas de Lisboa desenvolvendo workshops temáticos (Cidadania e Participação; Voluntariado; Diversidade Cultural; Direitos Humanos; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), recorrendo a metodologias de educação não formal, e promovendo iniciativas comunitárias e ações de voluntariado no sentido de envolver os jovens na sua comunidade e promover a sua participação desde cedo. Deste modo acreditamos que os jovens sendo mais ativos e participativos na sua comunidade, também serão adultos mais comprometidos e irão defender as causas em que acreditam!

Pretendemos aproveitar os espaços de participação jovem (tantos os mais tradicionais, como as escolas e centro de jovens, como os meios digitais) para promover a iniciativa democrática e a cidadania.

Associação Mais Cidadania | Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) Facebook  | instagram Instragram


Embaixadores na Europa

Consulte aqui outros Embaixadores que se associaram à Iniciativa de Cidadania Europeia

https://europa.eu/citizens-initiative/eci-ambassadors_en