Empregos - Como concorrer

Ver PDF
Preencher formulário
Índice

Funcionário público na União Europeia

O Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO), responsável pela organização dos concursos para selecionar futuros funcionários para as Instituições e Agências Europeias mudou as regras dos processos concursais a partir de junho de 2023.

Os concursos EPSO são agora idênticos aos concursos para seleção e recrutamento realizados em muitos Estados-Membros: menos tempo, menos testes, menos receio deles! 

As novas regras deverão permitir que os concursos não durem mais de 6 meses.

Como concorrer

Os processos de seleção para vagas nas instituições da UE variam em função da categoria de pessoal em causa.

No que diz respeito aos funcionários permanentes, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) publica dois tipos de concursos:

  • concursos generalistas, que visam candidatos de todas as áreas de conhecimento e sem experiência profissional; 
  • concursos para especialistas, que se dirigem a candidatos de uma determinada área de conhecimento e já com alguns anos de experiência profissional.

Tanto os concursos generalistas como os concursos para especialistas podem visar diferentes categorias, consoante os níveis académicos:

  • categoria AD - licenciados;
  • categoria AST - com o curso secundário.

Quando

O EPSO vai publicando ao longo do ano concursos de acordo com as necessidades das Instituições e Agências Europeias.

Processos concursais

Os concursos EPSO dividem-se em 3 fases de seleção eliminatórias. Todas as provas são efetuadas em linha, a partir de casa:

  • Candidatura;
  • Testes de raciocínio verbal, raciocínio numérico e raciocínio abstrato;
  • Teste de conhecimentos, teste de competências digitais e estudo de caso (concurso generalista); teste específico de escolha múltipla e caso prático (concurso para especialistas).

1ª fase - Processo de candidatura

Verifique cuidadosamente se preenche as condições de inscrição e admissão, seja claro e preciso, tendo em consideração que os concursos se dirigem a candidatos fortemente motivados para o desenvolvimento de uma carreira cheia de desafios; com uma boa capacidade analítica, organizacional e de comunicação; que desejem marcar a diferença e contribuir para o projeto de construção europeia e com capacidade para trabalhar numa equipa multicultural.

  • Leia atentamente o anúncio e as disposições gerais aplicáveis aos concursos gerais, em Anexo ao anúncio;
  • Registe-se no sítio EPSO para criar a sua conta (só pode ter uma conta);
  • Preencha o formulário de candidatura seguindo os procedimentos recomendados;
  • Confirme e valide a sua inscrição por via eletrónica no prazo requerido.

2ª Fase - Testes de raciocínio verbal, raciocínio numérico e raciocínio abstrato

  • Consulte com regularidade o sítio EPSO, pois pode vir a ser contactado para marcar dia e hora para realização dos testes, que são realizados no seu computador pessoal;
  • Treine o mais que puder, pois deve habituar o seu cérebro a saber a solução e a adquirir rapidez.

3ª Fase – Testes para concursos generalistas

teste de conhecimentos - questionário de escolha múltipla sobre a UE, as instituições da UE e as principais políticas da UE.

teste de competências digitais - avaliação da literacia digital e dos conhecimentos práticos dos candidatos. Este teste pode abranger os seguintes 5 campos:

  1. Alfabetização em informação e dados;
  2. Comunicação e colaboração;
  3. Criação de conteúdo digital;
  4. Segurança;
  5. Solução de problemas.

estudo de caso - prova informática baseada num cenário relevante, em que o candidato se depara com diversos problemas que lhe é pedido que resolva ou aos quais o candidato deve reagir, baseando-se apenas no material fornecido.

Lista de reserva

Por último, os candidatos que tiverem passado estas fases, os laureados, inserem-se numa lista de reserva, válida por algum tempo e que irá ser disponibilizada às Instituições e Agências que pretendem recrutar; eventualmente, o candidato poderá ser contactado para uma entrevista de recrutamento. Contudo, o facto de se encontrar na lista de reserva não é garantia de recrutamento.

Concursos para funcionários não permanentes

(agentes temporários, agentes contratuais, peritos nacionais destacados e especialistas)

O EPSO abre também concursos para funcionários temporários, agentes contratuais (CAST) ou para especialistas, que se processam diferentemente dos concursos gerais. Estes concursos são publicados com carácter não regular, de acordo com as necessidades das Instituições e Organismos Europeus. Sugere-se a consulta regular ao Website EPSO, de forma a conhecer todas as oportunidades que estão abertas, ou cuja candidatura se prevê vir a abrir.

Leia o anúncio e verifique se tem os requisitos indispensáveis e qual o procedimento concursal, provavelmente menos complicado e menos moroso do que o procedimento dos concursos da carreira geral.