Empregos - Preparação e formação

EpC - O que apoia

Sessões de informação

Tendo em vista contribuir para o reforço da presença nacional junto das Instituições e Organismos da União Europeia, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors realiza sessões de informação, no sentido de promover massivamente os concursos gerais para seleção de futuros funcionários europeus. Uma carreira europeia constitui uma oportunidade muito aliciante, bem remunerada, com oportunidade de formação para melhoria de competências profissionais e linguísticas.

O CIEJD tenta, assim, motivar e informar os candidatos para os concursos e para as suas várias fases de seleção. 

Preparação para os concursos gerais EPSO

Os concursos gerais para funcionário permanente ou para trabalho temporário, organizados pelo Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO) têm requisitos, critérios e provas de seleção muito específicas, definidos no anúncio oficial de abertura da candidatura, publicado em Jornal oficial da EU.

As provas de seleção requerem uma preparação especial e adequada, pelo que se aconselha que treine intensamente. Cada teste tem uma metodologia diferente, concebida para obter a melhor resposta no mais curto espaço de tempo. No início não é fácil, pois são necessárias técnicas para obter os melhores resultados.

Para ajudar à preparação, existem os seguintes apoios:

- Biblioteca Jacques Delors, Edifício do Caleidoscópio, Lisboa, que dispõe de bibliografia útil, disponibilizando o acesso a  testes e livros de apoio às candidaturas, com os quais pode aprender a solucionar as provas e treinar;

- Portal EPSO - exemplo de provas para os concursos;

- MOOC (Massive Online Open Course) - É um curso aberto, em linha, que disponibiliza conteúdos pedagógicos através da Internet e cujos módulos visam explicar, de forma simples, o processo de seleção e, simultaneamente, dar informações e conselhos úteis sobre o dia-a-dia nas Instituições. O MOOC está disponível no portal do EPSO;

- Youtube - pesquise por EPSO tests e obtenha uma gama completa de instrumentos pedagógicos: testes em linha, webinars, dicas de solução dos testes…

Após perceber a técnica de solução de cada teste, recomenda-se um treino intensivo. Realize testes em linha, de forma a cronometrar o tempo. Este treino serve para auto-avaliação, permitindo reconhecer se está pronto para o concurso. Trabalhe regularmente e em pequenas doses. Vale mais trabalhar 1h por dia, do que 6h seguidas uma vez por semana. Varie as provas para evitar a habituação e a saturação.

Fontes de informação

Para além dos apoios já mencionados, existem empresas de formação específica para estes testes:


Acompanhamento dos candidatos portugueses

A Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia acompanha e apoia, sempre que solicitado, os candidatos portugueses selecionados para recrutamento para as Instituições da União Europeia. 


Sessões de informação

As sessões acima referidas complementam a informação divulgada no sítio Internet https://eurocid.mne.gov.pt/empregos. Consulte regularmente a agenda do Centro Jacques Delors para saber quais as datas das próximas sessões de informação.

Se pretender a realização de uma sessão no seu estabelecimento de ensino ou ser informado sobre qualquer outro assunto relacionado com esta temática, por favor envie um e-mail para trabalhar@ciejd.pt ou contacte-nos pelo telefone +351 211 225 045.