Enquadramento da iniciativa

Encontros, reuniões e eventos em prol do desenvolvimento rural

O papel do Parlamento Rural Europeu e outros instrumentos

Ver PDF
Logótipo do Parlamento Rural Europeu
Índice

Parlamento Rural Europeu

O Parlamento Rural Europeu traduz-se numa campanha de longo prazo para expressar a voz da população rural na Europa e promover a auto-ajuda e ações da população rural, em parceria com a sociedade civil e os governos.

É necessário porque cerca de 200 milhões de pessoas, quase um terço da população de toda a Europa, vive em áreas rurais, as quais contribuem fortemente para as economias locais, nacionais e europeias.

O seu bem-estar social e económico assume crucial importância visto que enfrentam grandes desafios, incluindo a perda de jovens e de serviços em muitas regiões, dependendo o seu futuro de uma ação vigorosa das próprias comunidades rurais e de políticas incentivadoras a dinamizar pelos governos a vários níveis.

Objetivos

O Parlamento Rural Europeu foi concebido para:

  • reforçar a voz das comunidades rurais da Europa e garantir que os interesses e o bem-estar dessas comunidades sejam fortemente refletidos nas políticas nacionais e europeias; 
  • promover a auto-ajuda, a compreensão comum, a solidariedade, o intercâmbio de boas práticas e a cooperação entre as comunidades rurais em toda a Europa; 
  • permitir que a população rural desempenhe todo o seu papel na abordagem dos grandes desafios económicos e políticos que, atualmente, afetam a Europa; 
  • contribuir para que as instituições europeias ajudem a enfrentar esses desafios consonantes com as preocupações e as aspirações dos cidadãos europeus.

Organização

O Parlamento Rural Europeu é co-iniciado por três redes pan-europeias:

  • Aliança da Comunidade Rural Europeia (ERCA)
  • PREPARE - Parceria para a Europa Rural

De salientar, ainda, o papel na campanha do Parlamento Rural Europeu através de parceiros europeus e nacionais, a maioria dos quais membros das redes co-iniciadoras.

Manifesto Rural Europeu

Um dos principais resultados dos encontros do Parlamento Rural Europeu tem sido o Manifesto rural europeu enquanto documento que reúne as principais aspirações, compromissos e vontades das populações rurais.

Barómetro Rural Europeu

No contexto desta iniciativa é promovido o Barómetro Rural Europeu que corresponde a um inquérito que pretende medir a “temperatura” dos territórios rurais da Europa, visando conhecer as questões que mais preocupam as comunidades rurais e recolher elementos para atualizar o Manifesto Rural Europeu.

No âmbito da edição do Parlamento Rural Europeu 2022, este inquérito [en] está disponível para ser respondido por pessoas e organizações que vivem, trabalham e se interessam pelos territórios rurais, através desta ligação até dia 15 de agosto de 2022.

Os resultados deste inquérito serão apresentados e discutidos nos vários eventos do Parlamento Rural Europeu e incorporados no Manifesto Rural Europeu.