Enquadramento e objetivos

Como surgiu esta iniciativa e qual o seu propósito

Da Cidade à Capital Europeia da Cultura

Enquadramento e Objetivos - Capitais Europeias da Cultura

Enquadramento

Capital Europeia da Cultura [en] foi lançada em Atenas em 1985, como uma iniciativa intergovernamental. No entanto, desde 2005, a nomeação das cidades passou a estar englobada no âmbito comunitário.

A manifestação "Capital Europeia da Cultura" era designada até 1999 por "Cidade Europeia da Cultura". Este título só pode ser atribuído pelo Conselho de Ministros da União Europeia.

Atualmente, podem ser designadas como "Capital Europeia da Cultura":

  • uma cidade de um Estado-Membro da União Europeia (UE), seguindo uma ordem prevista;
  • uma cidade indicada por um país terceiro europeu.

Objetivos

Valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias, assim como as características comuns, e contribuir para um maior conhecimento mútuo dos cidadãos europeus.

É desejável que a iniciativa, as estruturas e capacidades criadas neste âmbito sejam utilizadas como base para uma estratégia de desenvolvimento cultural sustentável nas cidades em questão, garantindo os efeitos a longo prazo da manifestação "Capital Europeia da Cultura".

Em 2014, acrescentou-se uma nova dimensão subordinada aos objetivos do programa Europa Criativa, visando salvaguardar, desenvolver e promover a diversidade cultural e linguística da Europa, o património cultural europeu e reforçar o setor audiovisual, para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.