Enquadramento e objetivos

Como surgiu esta iniciativa e qual o seu propósito

Das intenções às ações práticas para cidades mais verdes

Enquadramento e Objetivos - Capitais Verdes Europeias

Enquadramento

A Capital Verde da Europa trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia que visa a melhoria do ambiente e o desenvolvimento sustentável, bem como o seu potencial enquanto modelo a seguir e promotor de boas práticas.

A Comissão Europeia há muito que reconhece o papel importante que as autoridades locais desempenham na melhoria do ambiente e o seu elevado nível de compromisso para com um progresso sustentável. Este prémio destina-se a promover e a recompensar esses esforços, para estimular as cidades a se comprometerem com novas ações, incentivando o intercâmbio de boas práticas noutras cidades europeias.  

A primeira Capital Verde Europeia foi premiada em 2010 e, seguidamente, outras cidades foram distinguidas sob o slogan da campanha de divulgação: Green Cities fit for Life (Cidades Verdes aptas para a Vida).

Objetivos

  • Premiar cidades que tenham um registo consistente em alcançar altos padrões ambientais;
  • Encorajar cidades a alcançar objetivos ambiciosos no que diz respeito a melhorias ambientais e desenvolvimento sustentável;
  • Proporcionar um modelo para inspirar outras cidades e promover boas práticas e experiências em todas as cidades europeias.