Enquadramento e objetivos

Distinção da cidade que seja promotora do comércio justo e ético

Padrões de consumo responsáveis e oportunidades de produção mais sustentáveis

Enquadramento e objetivos | Cidades Europeias pelo Comércio Justo e Ético
[em desenvolvimento]

O comércio justo e ético pode ajudar a direcionar a sociedade para padrões de consumo responsáveis, trazendo oportunidades mais sustentáveis ​​para produtores em outros países.

Isso pode abranger diversas iniciativas e esquemas que ajudam a promover os pilares sociais, económicos e ambientais do comércio internacional, incluindo direitos dos trabalhadores, proteção ambiental e inclusão social.  

Contexto

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, lançada pela Direção-Geral do Comércio (DG Comércio), tendo sido escolhido o Centro de Comércio Internacional (International Trade Centre - ITC) para desenvolver o conceito e implementar o “Prémio Cidades da UE para um Comércio Justo e Ético”, enquanto agência conjunta da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas, que auxilia pequenas e médias empresas em economias em desenvolvimento e em transição a se tornarem mais competitivas nos mercados globais.

Esta iniciativa faz parte do esforço da UE de sensibilização para o impacto que as decisões de compra dos consumidores da UE exercem no ambiente e nos meios de subsistência de pessoas noutros países, bem como o papel que as cidades e as autoridades locais devem assumir nessa matéria.

A consciencialização sobre o empenho das cidades ajuda a disseminar ideias, conhecimentos e lições, aumenta a motivação das cidades para serem líderes e permite que as iniciativas se espalhem e sejam ampliadas, contribuindo, assim, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), designadamente o ODS n.º 12 - Produção e Consumo sustentáveis.

Com efeito, as decisões de compra dos consumidores da UE têm um impacto significativo no ambiente e nos modos de vida das pessoas de outros países. A adoção dos ODS em 2015 tornou os consumidores mais conscientes sobre a forma como os bens que compram são produzidos, mas muitas vezes eles não têm acesso a informações suficientes sobre os impactos de seu consumo ou incentivos para mudanças.

Objetivos

  • Reconhecer o desenvolvimento das cidades com impacto positivo no comércio internacional nas áreas de sustentabilidade social, económica e ambiental; 
  • Enfatizar esquemas comerciais justos e éticos e não-governamentais de sustentabilidade, que trazem oportunidades sustentáveis para pequenos produtores em países terceiros; 
  • Promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, consciencializando os consumidores, os decisores políticos e os empresários sobre programas de comércio justos e éticos; 
  • Incentivar as cidades a aprenderem umas com as outras e a partilharem boas práticas, destacando e valorizando as práticas comerciais justas e éticas.

Documentos relevantes

Brochura informativa
339.88 KB
Publicação "Comércio para todos | Rumo a uma política mais responsável em matéria de comércio e de investimento"
1.14 MB