Ensino e Aprendizagem sobre o Holocausto

A importância do respeito pelo Outro

Iniciativas europeias e nacionais para a preservação da memória do Holocausto. Instrumentos pedagógicos de apoio ao ensino.

Ver PDF
Campo de concentração
Índice

(…) O Holocausto foi uma tragédia europeia, um ponto de viragem na nossa história, e o seu legado faz parte do ADN da União Europeia. (…)
Não podemos mudar a história, mas as lições da história podem mudar-nos a nós.
Ursula von der Leyen, Charles Michel, David Maria Sassoli
Presidente da Comissão Europeia, Presidente do Conselho Europeu,
Presidente do Parlamento Europeu, 23 de janeiro de 2020


Destaques:
Dia da Memória do Holocausto: «Hitler não ganhou!»
Parlamento Europeu | 25.01.2024
Memória do Holocausto: Recordar o passado. Moldar o futuro - Conferência em linha - Dia 23.01.2024
Presidência belga do Conselho da União Europeia |  Aliança Internacional em Memória do Holocausto
Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto: Declaração da presidente Ursula von der Leyen, da vice-presidente Věra Jourová, e da comissária Helena Dalli
Comissão Europeia | 01.08.2023
Erasmus+: Lançamento de um novo projeto internacional para combater o antissemitismo através da educação
Comissão Europeia | 03.04.2023
Eventos em Portugal para celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 2023
IHRA
Conferência Holocaust Remembrance 2023 - Remembering the Past. Shaping the Future
[Gravação disponível]
Comissão Europeia | Presidência Sueca do Conselho da União Europeia
+ Notícias


Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 2024

  • Cerimónia Solene Parlamento Europeu
    [Para ouvir o audio em português clicar no símbolo auscultadores e de seguida selecionar "pt"]

 

Enquadramento

A União Europeia encontra-se assente em valores e direitos alicerçados no património histórico-cultural comum, contudo, certos movimentos emergentes colocam em causa valores como a tolerância e a democracia que sempre nortearam a construção europeia em respeito pelas sociedades europeias multiculturais e pluralistas. 
Neste sentido, a União Europeia considera que a preservação da memória europeia, a educação e a investigação são instrumentos fundamentais para prevenir o antissemitismo e o racismo e, por isso, tem lançado várias iniciativas/ações.

Contributo da UE para preservar na memória europeia o Holocausto 

Entre as várias iniciativas destaque para:

  • Homenagem do Parlamento Europeu a Simone Veil
    Simone Veil foi sobrevivente do Holocausto e a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Parlamento Europeu em 1979. 
    Em 2017, o Parlamento Europeu prestou-lhe homenagem e atribuiu o seu nome à praça em frente ao Edifício principal, em Bruxelas. Simone Veil defendeu que o Holocausto nunca deveria ser esquecido e deveria estar presente no ensino dos diversos Estados. [vide  o seu discurso Como podemos ensinar sobre o Holocausto no século 21? [en] proferido em 2002 no Conselho da Europa]
  • Celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro
    Desde que este dia foi instituído pelas Nacões Unidas, em 2005, que  a UE se associa às celebrações para que o Holocausto não seja esquecido.
  • Parceria entre a UE e a IHRA – International Holocaust Remembrance Alliance (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto)
    Estabelecida a 29 de novembro de 2018, esta parceria permite à UE uma cooperação mais estreita no combate à negação do Holocausto e na prevenção do racismo, xenofobia e antissemitismo. Conheça os princípios que norteiam a IHRA, inscritos na Declaração de Estocolmo de 2000 que deu origem à sua fundação.
  • Financiamento de uma Infraestrutura europeia de Investigação sobre o Holocausto European Holocaust Research Infrastructure (EHRI) - em parceria com Israel e Estados Unidos.
  • Programa Europa para os Cidadãos (quadro financeiro 2013-2020), através do qual foi possível financiar vários projetos sobre o Holocausto na vertente Memória Europeia.
  • Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, (quadro financeiro 2021-2027), que tem como principal objetivo defender e promover os direitos e os valores consagrados nos tratados da UE, nomeadamente, através do apoio a organizações da sociedade civil, apoiando sociedades abertas, democráticas e inclusivas.
  • Estratégia da UE para combater o antissemitismo e promover a vida judaica
    A 5 de outubro de 2021 a Comissão Europeia lançou a estratégia para prevenir e combater o antissemitismo, promover a vida judaica e educar, estudar e salvaguardar a memória do Holocausto. Entre as medidas propostas, incluem-se medidas para intensificar a cooperação com as empresas tecnológicas na luta contra o antissemitismo na Internet, para proteger mais eficazmente os espaços públicos e locais de culto, uma plataforma europeia de investigação sobre o antissemitismo contemporâneo e a criação de uma rede de locais onde o Holocausto foi uma realidade. Saiba mais  através do comunicado de imprensa, das perguntas e respostas [en]  e da ficha informativa [en].
     

Portugal e a Preservação da Memória sobre o Holocausto

Entre as várias iniciativas destacamos:

Outras iniciativas em Portugal