Etapas

Não há tempo a perder

A Hora da Europa - da proposta à execução

Etapas_Plano de recuperação da Europa

Passo a passo

Está na hora da Europa tomar medidas. Uma decisão rápida permitirá a disponibilização imediata dos fundos e a adoção de medidas nos domínios em que a urgência é maior. 

O acordo sobre um Plano de Recuperação ambicioso com o orçamento da UE no seu centro conferirá à UE as maiores possibilidades de êxito, sendo crucial ajudar os Estados-Membros e as empresas a dar resposta aos desafios imediatos colocados pela crise do coronavírus, bem como a assegurar uma convergência e um crescimento duradouros a longo prazo.

Por isso, a Comissão Europeia convida o Conselho Europeu e os colegisladores a analisarem rapidamente as suas propostas, com vista a obter um acordo político a nível do Conselho Europeu até julho de 2020. 

Seguidamente, a Comissão trabalhará em estreita colaboração com o Parlamento Europeu e o Conselho para finalizar um acordo sobre o futuro Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e os programas setoriais que o acompanham.

A conclusão deste trabalho, no início do outono, significaria que o novo orçamento de longo prazo poderia estar operacional e impulsionar a recuperação da Europa a partir de 1 de janeiro de 2021.

Cronologias

Documentos relevantes

Orçamento da UE sustenta o Plano de Recuperação da Europa | Ficha-síntese (Comissão Europeia)
791.53 KB