Eurobarómetro - Cidadania Europeia (2021-2022)

Opinião pública europeia

Eurobarómetro nº 96, de 18 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022, publicado em abril de 2022.

Bandeira das UE nos mastros

Eurobarómetro Cidadania Europeia (2021-2022)

O relatório completo do inquérito Eurobarómetro Standard 96 inclui múltiplos volumes. Um dos volumes é dedicado à cidadania europeia, onde foram analisadas  questões como: a ligação à União Europeia comparativamente com a ligação ao país; a perceção sobre as realizações da União Europeia; o sentimento sobre a cidadania europeia; o conhecimento sobre os direitos de cidadania europeia.

   1. Ligação ao país, à UE e à Europa

  • Cerca de nove em cada dez inquiridos/as (89%,) dizem sentir-se ligados/as à sua "cidade/localidade", sendo que mais de metade (53%) dizem que se sentem "muito ligados (as)".
     
  • Pouco mais de nove em cada dez inquiridos/as (91%) sentem-se ligados/as ao seu "país" e 55% sentem-se "muito ligados (as)".
     
  • Quase seis em cada dez inquiridos/as (58%) responderam que se sentem ligados/as à "União Europeia" e 15% sentem-se "muito ligados (as)". Por outro lado, quatro em cada dez (40%) responderam que não sentem ligação à União Europeia, enquanto apenas 2% "não sabem".
     
  • Dois terços dos/as inquiridos/as (67%) dizem sentir-se ligados/as à "Europa" e cerca de um em cada cinco (19%) sentem-se "muito ligados(as)". Quase um terço (32%) responde que não sente ligação à Europa e 1% diz que não sabe.
     
  • Em Portugal 63% dos/das inquiridos/as responderam que se sentem ligados/as à União Europeia. Portugal integra o grupo de oito países [PL, HU, LU, LV, IE, DE, PT, SK) em que a maioria da população se sente ligada à UE


     2. Resultados da União Europeia 

Convidados/as a identificar os resultados mais positivos da União Europeia, os/as cidadãos/ãs deram particular destaque à liberdade de circulação e à paz.

  • Mais de metade dos/das inquiridos/as ( 53%) identificaram a "a livre circulação de pessoas, bens e serviços na UE” como um dos aspetos mais positivos da União Europeia.
     
  • A "paz entre os Estados-Membros da UE" foi identificada por 47%.
     
  • O euro e a solidariedade entre Estados-Membros foram identificados por 22% dos/das inquiridos/as.
     
  • Os “programas de intercâmbio de estudantes como o ERASMUS” e a "a influência política e diplomática da UE no resto do mundo" foram considerados por 19 % como resultados positivos da UE.
     

     3. Sentimento de Cidadania Europeia 

  • 71% sentem-se cidadãos/cidadãs da União Europeia. Inversamente, 28% não se sentem cidadãos/cidadãs da UE e 1% não sabe.

         

Gráfico sobre o sentimento de Cidadania Europeia
Fonte:  Eurobarómetro Standard 96, Cidadania Europeia | Tradução nossa
 
  • Através da análise nacional verificamos que os países em que os cidadãos/cidadãs se sentem mais europeus/europeias são Portugal (85%), Irlanda e  Luxemburgo (84%).

 

Gáfico Sentimento de cidadania europeia nos diferentes Estados-Membros
Fonte:  Eurobarómetro Standard 96, Cidadania Europeia | Tradução nossa
 
  •  Quando questionados sobre os fatores que contribuem para criar um sentimento de comunidade entre os/as cidadãos/as da UE, a cultura (24%) está no topo da classificação, ligeiramente antes dos valores (23%), da economia (23%), da história  (22%) e do Estado de direito (21%). A geografia e a solidariedade foram identificadas por 19%.
     

     4. Direitos enquanto Cidadãos/Cidadãs europeus/europeias

  • Mais de metade dos/das inquiridos/as (56%) considera que conhece os seus direitos como cidadão/cidadã da UE, sendo que 14% respondeu "sim, definitivamente".
     
  • Embora uma grande maioria dos/as europeus/eias pense conhecer os seus direitos enquanto cidadãos/ãs da União Europeia, 67% afirma que gostaria de saber mais sobre os seus direitos na UE.
     
  •  Mais de um quarto dos/das europeus/eias acreditam que é provável utilizarem a Iniciativa de Cidadania Europeia (29%). Cerca de dois terços consideraram que não é provável (66%). Cinco por cento (5%) dizem que não sabem. Os países em que os/as europeus/eias consideram mais provável participarem numa Iniciativa de Cidadania Europeia são: Irlanda (50%), Chipre (46%) Portugal (42%), Malta (42%), Polónia (42%) Croácia (41%) e Luxemburgo (40%).
Iniciativa de Cidadania Europeia
Eurobarómetro Standard 96, Cidadania Europeia 

 

     4. Assuntos Sociais e Valores

  • Quando questionados/as se concordam ou discordam que as pessoas no seu país têm muitas coisas em comum, a maioria deu uma resposta positiva, sendo que 79% concordam com a afirmação "as pessoas no (nosso país) têm muitas coisas em comum". Por outro lado, 19% discorda desta afirmação.
  • Quando questionados/as se concordam ou discordam que as pessoas na União Europeia têm muitas coisas em comum, a maioria deu também uma resposta positiva, sendo que 57% concordam que "as pessoas na UE têm muitas coisas em comum. Já 38% discordam desta afirmação.