Europa, Juventude e Arte

De que é feita a Paz?

Um projeto que se pretende nacional e plurianual tem como objetivo celebrar o dia da Europa através de atividades que promovam os valores e a Cidadania Europeia.

Europa, juventude e arte

Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?

Entre 28 de abril e 10 de maio Monchique acolhe o projeto-piloto «Europa, Juventude e Arte» este ano com o mote «De que é feita a Paz?».

Enquadramento

O Projeto «Europa, Juventude e Arte – De que é feita a Paz?», que se pretende de âmbito nacional e de cariz plurianual, resultou do repto lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors aos seus parceiros, designadamente ao Centro Europe Direct Algarve, à Associação Vicentina e aos CDE da Universidade do Algarve, para o desenvolvimento de iniciativas que assinalem o Dia da Europa – 9 de maio e este ano, em particular, o Ano Europeu da Juventude.

Objetivos gerais

  • Sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania, assente em valores como a liberdade, a igualdade, a justiça e a solidariedade;
  • Informar sobre as oportunidades existentes ao nível europeu, nacional, regional e local;
  • Fomentar a participação ativa dos jovens como agentes de mudança, nomeadamente no âmbito da Estratégia Europeia para a Juventude 2019-2027;
  • Contribuir para a criação de espaços de expressão reflexiva, artística e empreendedora, através de metodologias colaborativas e inclusivas, que permitam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Objetivos específicos para o projeto de 2022

  • Promover a reflexão e o debate sobre a temática da paz e o papel da arte através de workshops informais e criativos;
  • Dinamizar atividades de criação artística com os jovens, nomeadamente com os alunos do 9.º ano do AEM – Agrupamento de Escolas de Monchique e outros jovens associados aos escuteiros e às Guias de Portugal;
  • Construir, colaborativamente, um percurso artístico na vila de Monchique. Considerando o momento atual, especificamente o conflito Rússia – Ucrânia, este este ano incide sobre a temática da paz, homenageando as artes tradicionais ucranianas, com inspiração na obra da reputada artista Maria Prymachenko.

Parceiros

Centro de Informação Europeia Jacques Delors, CCDR-Algarve, Europe Direct Algarve, Município de Monchique, Junta de Freguesia de Monchique, Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, Agrupamento de Escolas de Monchique, Universidade do Algarve, através do seu Centro de Documentação Europeia, ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Wallride, APA-ARH Algarve e Associação A Nossa Terra

logos organizadores UE Juventude e Arte.jpg

Eventos de preparação

 28 de abril - Workshop «Expressar a Europa através da Arte e dos Valores»

O Agrupamento de Escolas de Monchique acolheu o workshop «Expressar a Europa através da Arte e dos Valores», dirigido aos/às alunos/as do 9.º ano, em que participaram 38 alunos e os seus professores.

Coube à Associação Vicentina apresentar a iniciativa e os seus objetivos, seguindo-se a intervenção do CIEJD que, designadamente, através do vídeo «Future in the making» promoveu um debate sobre o que é a União Europeia questionando os alunos sobre as suas expectativas e relevando as questões da cidadania Europeia.

A sessão «Arte e expressão de valores humanos», a cargo da Universidade do Algarve, evidenciou o poder transformador que a arte pode ter na expressão dos valores da paz. 

Este encontro culminou com a dinamização do «Café Europa – De que é feita a Paz?» assegurada pelo Centro Europe Direct do Algarve e pelo CDE da Universidade do Algarve.

workshop 28 de abril 2022  

4 e 7 de maio

Os/as alunos/as são protagonistas de ateliês subordinados ao tema «A(r)tivar a Cidadania Europeia». Com o intuito de estimular a criação artística para a expressão de valores de cidadania, os/as jovens serão orientados pela artista Joana Bandeira Rocha para a criação de um percurso artístico na vila de Monchique, inspirado na obra da pintora ucraniana Maria Prymachenko.
 

Atelier de 4 de maio 2022

Dia da Europa em Monchique

10 de maio

O AEM – Agrupamento de Escolas de Monchique volta a abrir as suas portas para acolher o Seminário «De que é feita a Paz? Dia da Europa 2022», no qual serão abordados temas importantes para a capacitação dos/as jovens, tais como os direitos humanos, políticas e oportunidades para a juventude europeia e o papel do voluntariado na sustentabilidade ambiental e social. Seguir-se-á a inauguração do percurso artístico integrando os trabalhos realizados pelos alunos de Monchique no âmbito dos ateliês criativos.

No mesmo dia 10, período da tarde o programa é para todas as idades, incluindo demonstrações de skate, a cargo da Associação Wallride e ações de voluntariado ambiental, com a colaboração da APA-ARH Algarve e a Associação A Nossa Terra.

Programa
3.28 MB
Nota de Agenda
165.74 KB