Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG)

Trabalhadores

O Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) deve contribuir para uma distribuição mais equitativa dos benefícios da globalização e dos progressos tecnológicos, ajudando os trabalhadores despedidos a adaptar-se às mudanças estruturais. Como tal, o FEG deve contribuir para a aplicação dos princípios definidos no Pilar Europeu dos Direitos Sociais e reforçar a coesão económica e social entre as regiões e os Estados-Membros.

Tem como objetivo específico prestar apoio em caso de processos de reestruturação importantes e imprevistos, em especial os que decorrem de desafios relacionados com a globalização, como as mudanças nos padrões do comércio mundial, os litígios comerciais, as crises económicas ou financeiras, a transição para uma economia hipocarbónica, ou resultam da digitalização ou da automatização. Especial atenção deve ser conferida a medidas que ajudem os grupos mais desfavorecidos.

Em suma do FEG deverá conceder apoio a pessoas que perderam o emprego na sequência de grandes mudanças estruturais ocorridas por motivos relacionados com a globalização como por exemplo após o encerramento de uma grande empresa ou a transferência da produção para um país situado fora da UE.


Destaques

Ligações úteis

Legislação

Processo legislativo

Documentos

Ficha informativa: Fundo Social Europeu+ e o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização | Comissão Europeia
242.93 KB