Fundo Europeu para a Inovação Social e o Impacto Social (ESIIF)

Fundo Europeu para a Inovação Social e o Impacto Social

Hoje , mais do que nunca, é importante apoiar o crescimento da inovação social e impulsionar os investimentos em empresas sociais em fase de arranque (ou “early-stage”, como são mais conhecidas). Razão fundamental para a criação do novo Fundo Europeu para a Inovação Social e o Impacto Social, em inglês «European Social Innovation and Impact Fund» ou ESIIF, depois de angariados 4,5 milhões de euros na primeira ronda de financiamento através de investidores institucionais e privados.

Este fundo, gerido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), visa beneficiar empreendedores sociais e destina-se a empresas sociais em fase de arranque que procuram resolver problemas na sociedade mas enfrentam obstáculos no acesso ao capital. O fundo, que beneficiará empresários que trabalham em prol da educação, alimentação, saúde ou serviços sociais, tem uma garantia do programa para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) que cobre perdas de investimento de até 3,2 milhões de euros do volume alvo do fundo de 20 milhões de euros.

A garantia EaSI, suportada pela União Europeia e implementada pelo Fundo Europeu de Investimento, visa melhorar significativamente o ecossistema de financiamento para as empresas sociais e, ao cobrir o risco, atrair investidores que até agora se tenham mantido afastados de investimentos de impacto.

Trata-se de um fundo com características diferentes porque procura colmatar o défice de financiamento das empresas sociais europeias em fase de arranque, apoiando o aumento da inovação social e é o único fundo de impacto europeu que fornece capital intermediário e é parcialmente assegurado por uma garantia do Fundo Europeu de Investimento (FEI).

Este é um fundo que oferece aos investidores uma oportunidade única de participar em inovações sociais de uma forma sustentável e impactante. É necessário capital suficiente para chegar a soluções novas, empreendedoras e eficazes para setores fundamentais como a saúde, a inclusão, a educação e o meio ambiente.


Ligações úteis

Infografias

Critérios de investimento nas empresas sociais

Infografia ESIIF
Fonte: Sítio web Fase

 

Documentos

Connecting impact investors with social enterprises: the European Social Innovation and Impact Fund | Comissão Europeia
46.38 KB