Linha Tesouraria - setor agrícola

Linha de crédito com juros bonificados, dirigida aos operadores da produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, que tem como objetivo apoiar encargos de tesouraria para financiamento da sua atividade

Linha Tesouraria - setor agrícola

O setor agrícola vive momentos difíceis, devido à seca em Portugal, que se verifica desde novembro de 2021, e que coloca a totalidade do território continental em situação de seca meteorológica. A isto acresce a subida do custo dos fatores de produção, como a energia, os combustíveis ou os fertilizantes, mas também da escassez de matérias-primas, que se sentem desde o início da pandemia agravando-se com o conflito Rússia/Ucrânia. Devido a estes fatores houve necessidade de adotar medidas facilitadoras do acesso aos meios financeiros necessários ao funcionamento do setor, criando uma linha de crédito com juros bonificados, de apoio à tesouraria.

Objetivos

  • Apoio à tesouraria, para fazer face aos custos acrescidos dos fatores de produção decorrentes da situação de seca severa e extrema, bem como das perturbações de mercado.

Beneficiários

  • Pessoas singulares ou coletivas.

As operações têm a duração máxima de 3 anos, com possibilidade de carência de capital de 1 ou 2 anos.

O montante global desta linha de crédito é de 50 milhões de euros.


Destaques

Ligações úteis

Legislação