Mecanismo Interligar a Europa

Uma mão a segurar um telemóvel, em cujo ecrã, entra uma linha férrea na qual se encontra um homem a caminhar. Rede ferroviária; transporte ferroviário; telefone; telecomunicação; redes de informação.

O Mecanismo Interligar a Europa apoia o desenvolvimento de redes transeuropeias de alto desempenho, sustentáveis e interligadas de forma eficiente nos domínios dos transportes, energia e serviços digitais.

Objetivos

Este programa tem como objetivo geral construir, desenvolver, modernizar e concluir as redes transeuropeias nos domínios dos transportes, da energia e do digital, bem como facilitar a cooperação transfronteiriça em matéria de energias renováveis.

Se considerado num plano mais lato, tem em conta os compromissos de descarbonização a longo prazo e contribui para reforçar a competitividade europeia, o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, a coesão territorial, social e económica e o acesso ao mercado interno.

Os objetivos específicos do programa contribuem para:

  • o desenvolvimento de projetos no domínio das redes e infraestruturas eficientes e adaptar troços da rede transeuropeia de transportes a uma dupla utilização das infraestruturas de transporte;
  • uma maior integração de um mercado interno da energia eficiente e competitivo;
  • a implantação de redes digitais de muito alta capacidade seguras e protegidas e de sistemas 5G, para a maior resiliência e capacidade das redes digitais básicas nos territórios da UE.

O enquadramento financeiro para a execução do Programa para o período de 2021-2027 é de 33,71 mil milhões de euros (a preços correntes).


Destaque

Ligações úteis 

Legislação 

Processo legislativo

The Connecting Europe Facility | European Comission, 2019
10.44 MB