Dia Internacional da Mulher 2023

Mensagem da Diretora-Geral dos Assuntos Europeus, Helena Malcata

A União Europeia tem dado um contributo decisivo para a promoção da igualdade de género em todo o espaço europeu, objetivo que tem contado com o apoio firme de Portugal.

Ver PDF
Fotografia Palácio Cova da Moura
Índice

Embaixadora Helena Malcata

 

A União Europeia tem dado um contributo decisivo para a promoção da igualdade de género em todo o espaço europeu, objetivo que tem contado com o apoio firme de Portugal.

No último ano, mais uma vez foram dados passos importantes para que a União Europeia seja um espaço de igualdade de direitos e oportunidades. Destaca-se o acordo, após dez anos de negociações, sobre a diretiva relativa à melhoria do equilíbrio de género nas empresas cotadas em bolsa,  que visa responder à considerável sub-representação das mulheres na tomada de decisão económica, bem como o acordo político sobre a diretiva relativa a medidas vinculativas em matéria de transparência salarial, cuja negociação foi iniciada durante a recente Presidência de Portugal do Conselho da União Europeia, e que visa reforçar o direito à igualdade de remuneração entre homens e mulheres para trabalho igual ou de valor igual.

No Dia da Mulher temos de lembrar estes resultados ambiciosos. Mas temos também de lembrar que este não é um processo concluído e que é preciso continuar a promover e valorizar o papel da mulher, em todas as suas dimensões.

Impõe-se, igualmente, neste dia, invocar o duro momento que muitas mulheres continuam a viver. No espaço europeu, mais de um ano após o início da invasão da Ucrânia, é essencial sublinhar as duras provações que as mulheres ucranianas e as suas famílias continuam a sofrer diariamente. A solidariedade da resposta europeia perante as consequências da invasão da Ucrânia tem contribuído, e continuará a contribuir, para dar esperança a estas mulheres e às suas famílias.  

Fora do espaço europeu são também muitos os locais onde a situação das mulheres continua a carecer de especial atenção. O último ano trouxe-nos exemplos de adversidade e violência, face às quais as mulheres demonstraram uma coragem exemplar e uma vontade inquebrantável de viver com liberdade e dignidade. A União Europeia soube apoiar, como sempre, os direitos das mulheres e a sua manifestação em qualquer lugar do mundo.

A celebração do Dia Internacional da Mulher tem uma especial importância também para a Direção-Geral dos Assuntos Europeus, que mais uma vez se associa ao Centro Jacques Delors para evocar esta data.

A Direção-Geral dos Assuntos Europeus tem sido pioneira na sua taxa de feminização, das mais altas da administração pública portuguesa, contando com uma percentagem de 64% de trabalhadoras. Também na assunção de cargos de chefia, a percentagem é elevada, sendo dezoito dos vinte e sete cargos dirigentes, incluindo dois dos três cargos de direção superior, ocupados por mulheres.


Helena Malcata
Diretora-Geral dos Assuntos Europeus