Dia Internacional da Mulher 2021

Celebrar o Dia da Mulher na Direção-Geral dos Assuntos Europeus

Mensagem do Embaixador Rui Vinhas.

Ver PDF
Edifício novo DGAE
Índice

 

Diretor-Geral dos Assuntos Europeus, Rui VinhasEste ano,  a “Casa dos Assuntos Europeus” do Ministério dos Negócios Estrangeiros associa-se ao Centro Jacques Delors para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Aproveitando a coincidência de Portugal assumir, neste primeiro semestre de 2021, a Presidência do Conselho da União Europeia, cujo programa atribui um grande destaque às temáticas da democracia e dos direitos humanos, em particular à não discriminação e à igualdade, incluindo, de género, resolvemos criar no nosso Portal uma página especial inteiramente dedicada ao dia 8 de março. Nessa página, damos particular atenção ao contributo ímpar e decisivo que a União Europeia tem dado, ao longo de décadas, para que a igualdade de género seja uma realidade em todo o espaço europeu, incluindo em Portugal, salientamos os objetivos da Presidência Portuguesa e damos voz às mulheres.

É com muito orgulho que a Direção-Geral dos Assuntos Europeus, cuja taxa de feminização é das mais altas da administração pública portuguesa, oscilando entre os 70% e os 80%, celebra o dia 8 março no ano em que cumpre 35 anos de existência. Uma Direção-Geral que sempre o celebrou na prática, sendo pioneira nos elevados números de participação de mulheres e com responsabilidade de chefia, desde a segunda metade da década de 80. Esta singularidade, quase laboratorial, explica, em larga medida, a qualidade da “Casa dos Assuntos Europeus”. Como escreveu a escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol referindo-se à mulher “… é algo que é capaz de tornar luminosa a poeira dos dias.”. Celebremos hoje o dia da Mulher!

8 de março de 2021

O Embaixador Rui Vinhas ocupou o cargo de Diretor-Geral dos Assuntos Europeus de 2017 a 2021.