Nato - Composição

A Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem 29 Estados-Membros. O Estado-Membro mais recente é o Montenegro e a OTAN reconhece a Bósnia e Herzegovina, a Geórgia, a Macedónia e a Ucrânia como membros aspirantes.

Miniatura

Estados-Membros

Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Estónia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Turquia.

Na OTAN, cada Estado-Membro tem uma delegação permanente, esta delegação é chefiada por um embaixador, que representa o seu governo no processo de consulta e de tomada de decisões da Aliança.

A adesão à NATO está aberta a "qualquer outro Estado europeu em posição de promover os princípios deste Tratado e contribuir para a segurança da área do Atlântico Norte".

A NATO também dispõe daquilo a que chama de Plano de Ação para a Adesão. Este plano ajuda os candidatos a membros a prepararem-se para a adesão e a cumprirem os requisitos essenciais através da disponibilização de aconselhamento prático e de assistência específica.

Para mais informação consultar o sítio Internet da OTAN.

 

Agências

As agências são uma parte essencial da aliança. São agências da OTAN:

- NATO Communications and Information Agency (NCIA);

- NATO Support and Procurement Agency (NSPA);

- NATO Science and Technology Organization (STO);

- NATO Standardization Office (NSO).

Para mais informação consultar o sítio Internet da OTAN.

 

Estruturas operacionais

(consultar)