NEETS at Risk
Projeto Erasmus+ (2015-2018)

O Projeto «Identificação PRECOCE, orientação INDIVIDUALIZADA e intervenção ADAPTADA para jovens em risco de NEET - Caminhos flexíveis e uma metodologia eficiente para a transição para o mercado de trabalho» pretende desenvolver uma metodologia para identificação de jovens em risco de se tornarem NEET (Not in Education, Employment or Training) / "nem-nem" (nem estudam nem trabalham) e conceber um modelo de intervenção precoce com enfoque local/regional.
O CECOA é o promotor deste projeto Erasmus+ [Ação Chave 2: Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas - Ação: Parcerias estratégicas nos domínios da educação, formação e juventude] que envolve um conjunto de parceiros de diferentes Estados da União Europeia.
Qual o grupo-alvo do projeto?
- Jovens formandos/estudantes dos 15 aos 24 anos que ainda se encontram no sistema educativo e de formação profissional, a terminar a escolaridade obrigatória, mas em risco de se tornarem NEETs;
- Jovens da mesma faixa etária que ainda frequentam a escola ou um centro de formação profissional (ou que estão desempregados).
Duração do projeto:
- O projeto tem a duração de 36 meses.
Resultados do projeto:
Após a identificação a nível local/regional/nacional dos fatores de risco dos jovens se tornarem NEETs, o segundo resultado do projeto é o MODELO para uma identificação precoce, uma segmentação individualizada e uma intervenção ajustada, dirigida a jovens em risco de se tornarem NEETs.
A metodologia inclui:
- a forma de funcionamento dos potenciais beneficiários da sua utilização (prestadores de Educação e Formação Profissional, escolas, autoridades locais e autoridades nacionais);
- a utilização de dados de terreno (para melhor identificação e adaptação das intervenções);
- os resultados da própria intervenção e o seu impacto, e a melhor forma de comunicar os resultados no desenvolvimento local/comunitário.
O ponto focal da metodologia foi a identificação de um grupo concreto de jovens em risco de se tornarem NEET em cada país e mobilizar os recursos e o capital social da comunidade para a organização de percursos de aprendizagem flexíveis e individualizados para estes jovens (sessões de mentoring, apoio, novas oportunidades de formação, orientação escolar e profissional) a fim de evitar uma situação de NEET crónica, envolvendo todos os actores relevantes.
Última actualização: 2017-02-23