Open Day | Assuntos Europeus 

Oportunidade para conhecer mais sobre os serviços do MNE ligados aos assuntos europeus

Portas abertas do Palácio da Cova da Moura

Ver PDF
Open Day - Palácio Cova da Moura
Índice

Contexto 

Este Open Day - que se integrou nas celebrações do dia 9 de maio sobre o tema "Portugal na Europa" - foi uma oportunidade para descobrir os serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros que se ocupam dos assuntos europeus, as suas instalações e a sua história. Foi também uma ocasião para falar sobre as oportunidades de carreiras para portugueses nas instituições, órgãos e agências da União Europeia.

Tratou-se de mais uma iniciativa que contou com o apoio da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus (SEAE) e do Diretor Geral dos Assuntos Europeus (DGAE).

Foi, ainda, lançado o novo portal do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) - Informação Europeia para o Cidadão em Língua Portuguesa. 

Quando

10 de maio de 2019, entre as 15h00 e as 18h30m. 

Onde

Sala da CIAE do Palácio da Cova da Moura* do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sito na Rua da Cova da Moura, 1 | 1350-115 Lisboa

*[Construído no século XIX como moradia privada, o Palácio da Cova da Moura foi prémio Valmor em 1921 e foi adquirido pelo Ministério da Guerra em 1935 para acolher o Conselho Superior de Defesa Nacional e o Conselho Superior do Exército. Em 1961, instalava-se aqui o Ministério da Defesa Nacional e nele teve lugar a tentativa de "pronunciamento" titulada pelo general Botelho Moniz que pretendeu, em abril desse ano, substituir António Salazar na chefia do governo.

Em 25 de abril de 1974, o espaço acolhia o Secretariado Geral da Defesa Nacional e foi escolhido para sede da Junta de Salvação Nacional. Atualmente acolhe o Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus e a Direção Geral dos Assuntos Europeus, incluindo o Centro de Informação Europeia Jacques Delors. 

Destinatários

Estudantes do ensino superior dos cursos de Mestrado e de Doutoramento mediante inscrição feita através da plataforma Eventbrite.  

Programa da Sessão

  • 15h00 - 15h15m: Embaixador Rui Vinhas, Diretor Geral dos Assuntos Europeus - Boas vindas
  • 15h15m-15h45m: Embaixador Manuel Côrte-Real - "História do Palácio da Cova da Moura"
  • 15h45m - 16h15m: Visita ao Palácio da Cova da Moura
  • 16h15m - 17h30m: "Portugal na Europa: Passado e Futuro"

                  Dr. Vitor Martins - Portugal na UE: uma visão histórica

                  Dr.ª Regina Quelhas Lima - lançamento do novo Portal do CIEJD

                  Dr.ª Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus - Uma carreira na Europa: oportunidades para os jovens portugueses

  • 17h30m - 18h30m: Porto de Honra

Evidências