Parcerias

Biblioteca Jacques Delors

A BJD tem parcerias com diversas entidades ligadas aos temas europeus.

Ver PDF
Grupo de mãos
Índice

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) tem uma biblioteca especializada, a Biblioteca Jacques Delors. Parceiro de várias entidades ligadas aos temas europeus que enriquecem a sua coleção e possibilitam acesso dos seus utilizadores, a documentos inexistentes no seu acervo.

Permutas com Entidades

Promoção do intercâmbio de publicações

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors tem como objectivo genérico difundir ao cidadão toda a informação e documentação relevantes sobre questões e temas europeus, promovendo o conhecimento do processo de Construção Europeia.

A aquisição de obras por permuta consiste na troca de documentação entre instituições com interesse mútuo. Esta prática visa enriquecer o acervo das instituições envolvidas, ao mesmo tempo que divulga a produção científica do CIEJD.

A aquisição por permuta é uma prática recorrente em bibliotecas especializadas. Ao CIEJD cabe a divulgação das obras permutadas, uma vez que as mesmas serão certamente de grande utilidade para os nossos utilizadores. Sugerimos o estabelecimento de permutas a todos os interessados.

Agradecemos a dinâmica colaborativa das entidades que ajudam o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias.

Para o estabelecimento de permutas ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor contacte-nos:

Célia Santos

E-mail: celia.santos@mne.pt | biblioteca@ciejd.pt

Telefone: +351 211 225 023

Cooperação entre Bibliotecas

Empréstimo de documentos entre instituições

A cooperação entre bibliotecas (EIB/ILL) traduz-se num acordo para o empréstimo de publicações ou o fornecimento de excertos de obras através de cópias em formato digital ou papel. Este tipo de cooperação é uma prática corrente e visa otimizar os serviços de informação, rentabilizar o investimento das instituições e estimular a partilha dos seus recursos.

A Biblioteca Jacques Delors (BJD) medeia o pedido de empréstimo de documentos a outras bibliotecas efetuado pelos seus utilizadores, sempre que as obras solicitadas não constem do seu catálogo bibliográfico. Da mesma forma, a BJD colabora com outras bibliotecas que, nas mesmas condições, pretendam ter acesso ao seu fundo bibliográfico. As obras são cedidas por um período de 15 dias. A disponibilização das obras dependerá da disponibilidade do material e da política da instituição que as possui.

A Biblioteca apenas cobra taxas para o serviço de empréstimo entre bibliotecas às instituições que também as cobrem. Neste caso, os custos dos portes serão divididos pelas bibliotecas envolvidas, sendo os custos de envio suportados pela BJD e os custos da devolução pela biblioteca de destino.

As obras de referência e os documentos em estado precário de conservação não são cedidos para empréstimo.

Sugerimos a cooperação entre bibliotecas a todas as instituições e organismos interessados.

A Biblioteca Jacques Delors pertence à Eurolib (rede de bibliotecas institucionais europeias).

Agradecemos a dinâmica colaborativa das entidades que ajudam o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias.

Para o empréstimo entre bibliotecas ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor, contacte-nos:

E-mail: biblioteca@ciejd.pt
Telefone: +351 210 170 113 / +351 211 225 047

Parcerias com Editoras

Editoras que colaboram com o CIEJD no âmbito da publicação de temas europeus

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) integra, desde 1 de Janeiro de 2008, a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Tem como objectivo genérico difundir ao cidadão toda a informação e documentação relevantes sobre questões e temas europeus, promovendo o conhecimento do processo de Construção Europeia.

Como local de estudo e investigação, o CIEJD oferece aos seus utilizadores o acesso a informação europeia pertinente e atualizada.

A Biblioteca Jacques Delors (BJD) do CIEJD é  uma referência nacional em assuntos europeus. Procura dar resposta à necessidade de informação dos cidadãos e, simultaneamente, dar a conhecer a produção bibliográfica nacional sobre a União Europeia. O seu acervo documental é constituído por mais de 90.000 documentos, resultado da fusão dos fundos bibliográficos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), do Centro de Documentação da Direção-Geral dos Assuntos Europeus e das doações (ainda em tratamento) do Centro de Documentação da Representação da Comissão Europeia em Portugal (RepCOM) e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal (GabPE).

Saiba quais as vantagens de ser nosso parceiro

A colaboração de editores e livreiros é preciosa para continuarmos a realizar a nossa missão. Sugerimos o estabelecimento de uma parceria a todos os interessados. A divulgação das obras oferecidas é feita através de:

  • Divulgação no sítio do CIEJD, através de ficha bibliográfica, com link directo para a obra.
  • Tratamento documental e disponibilização dos registos bibliográficos na base de dados Infoeuropa, referência em temas relacionados com a União Europeia.
  • No registo bibliográfico, além da referência à parceria e à instituição parceira, é colocada uma ligação eletrónica ao portal da respectiva publicação.
  • Referência ao Acordo e à editora, e ligação eletrónica ao portal da respetiva publicação.
  • Divulgação na Newsletter mensal da Biblioteca (Documentação Europeia) onde uma seleção de obras é difundida por correio eletrónico aos utilizadores
  • Divulgação na página Facebook da Biblioteca Jacques Delors.
  • Divulgação no portal do CIEJD, através da secção Parceiros - Editoras, onde estão presentes as instituições com as quais estabelecemos parcerias editoriais.
  • Possibilidade de lançamento dos livros oferecidos nas instalações da BJD.

Como proceder para fazer uma parceria com o CIEJD:

A colaboração com editores e livreiros traduz-se na disponibilização de um exemplar de cada publicação, cuja temática se relaciona com os assuntos europeus. Ao CIEJD cabe a divulgação das obras oferecidas, uma vez que as mesmas serão certamente de grande utilidade para os nossos utilizadores.

Faremos a divulgação das obras e da instituição parceira, pois para além da referência ao Acordo e à editora, é colocada uma ligação electrónica ao portal da respectiva publicação.

Agradecemos a dinâmica colaborativa das instituições que acompanham o CIEJD na sua missão de informar sobre as temáticas europeias em língua portuguesa. Para o estabelecimento de parcerias ou para quaisquer esclarecimentos adicionais, por favor contacte-nos:

Célia Santos
E-mail: celia.santos@mne.pt | biblioteca@ciejd.pt
Telefone: +351 211 225 023

Veja também todas as parcerias do CIEJD.

Acordo de parceria (tipo)
127.92 KB

Outras parcerias

A folha : boletim da língua portuguesa nas instituições europeias

A Biblioteca do CIEJD disponibiliza a coleção do boletim sobre língua e a tradução da língua portuguesa.

Mãos a segurar peças azuis de um puzzle sob fundo azul com as palavras training. Educação; formação profissional; aprendizagem ao longo da vida; aprendizagem profissional: educação de adultos.

O CIEJD disponibiliza edições em língua portuguesa no domínio do desenvolvimento do ensino e formação profissional na União Europeia.

EU-LAC Foundation

A Biblioteca Jacques Delors desde 2017 é oficialmente repositório das publicações EU-LAC.

Casa da horta

17º Aniversário e cooperação com o CIEJD.