Parcerias Europeias de Inovação

Comissão Europeia

As Parcerias Europeias de Inovação constituem-se como uma plataforma que congrega indústria, serviços públicos, academia e ONG na cadeia de valor da investigação e inovação. O seu objetivo é reunir esforços e acelerar a aceitação pelo mercado das inovações necessárias para acompanhar os desafios prementes na Europa.

Tecnologia; tecnologia digital; investigação; inovação.

As Parcerias Europeias de Inovação constituem um novo conceito criado no âmbito da iniciativa emblemática «União da Inovação» da Estratégia Europa 2020. O objetivo é corrigir as deficiências, os pontos de estrangulamento e os obstáculos existentes no sistema europeu de investigação e inovação que bloqueiam ou retardam o desenvolvimento de boas ideias e a sua introdução no mercado. Entre estes, contam-se investimentos insuficientes, regulamentação ultrapassada, ausência de normas e fragmentação dos mercados.

A estes associam-se representantes dos Estados-Membros, deputados, líderes da indústria, investigadores, sociedade civil e outros intervenientes fundamentais. As PEI identificam o que é necessário fazer para ultrapassar os pontos de estrangulamento – desde a continuação do desenvolvimento de tecnologias até um enquadramento adequado dos mercados e a estimulação da procura – e dinamizam ações entre os setores público e privado.

Não substituem os programas de financiamento nem os processos de regulamentação, mas proporcionam uma plataforma de cooperação comum.