Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI)

Rede que reúne promotores de projetos e investidores

O objetivo é contribuir para aumentar a visibilidade e as oportunidades de financiamento de projetos de investimento em toda a Europa.

investimento

O Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI) é o portal da UE de matchmaking, que permite aos promotores de projetos públicos ou privados estabelecidos na UE dar a conhecer os seus projetos a potenciais investidores em todo o mundo.

O Portal é um serviço gratuito prestado pela Comissão Europeia e faz parte da iniciativa «Plano de Investimento para a Europa», que tem por objetivo mobilizar o investimento, promover o crescimento económico e criar emprego em toda a UE.

Atualmente, há perto de mil oportunidades de investimento presentes no PEPI, havendo 47 projetos em que Portugal está envolvido (só ou em parceria com outros países).

O que pode o portal fazer por si?

O Portal foi concebido em resposta ao desejo dos investidores de ter acesso a oportunidades de investimento na UE, centralizadas numa plataforma de informação única.

O PEPI foi lançado em junho de 2016. Oferece a possibilidade de fazer pesquisas avançadas e de utilizar critérios de filtragem, permitindo aos investidores encontrar mais facilmente projetos que correspondam às suas preferências.

Os investidores podem registar-se em linha e podem inscrever-se para receber atualizações sobre projetos, de acordo com os seus interesses.

O Portal contribuirá para aumentar a visibilidade dos projetos realizados na UE junto de uma vasta rede de investidores internacionais, apresentando-os num formato estruturado e harmonizado.

Setores relevantes abrangidos pelo PEPI

  • Conhecimento e Economia Digital
  • União da Energia
  • Transportes
  • Infraestruturas sociais e outras
  • Recursos e Ambiente
  • PME e Empresas de Média Capitalização

Requisitos para publicação do projeto no Portal

  • Ter um custo total mínimo de 1 milhão de EUR
  • Inserir-se num dos setores de elevado valor económico predefinidos
  • Ter início previsto no prazo de três anos a contar da apresentação (ou já ter sido iniciado).
  • Ser promovido por uma entidade jurídica pública ou privada estabelecida num dos Estados-Membros da UE
  • Ser compatível com a legislação europeia e nacional aplicável
  • Registar os projetos em linha.

    Como efetuar o registo

    Pode enviar o seu projeto de investimento ou registar-se enquanto investidor numa das 24 línguas da UE, através do sítio Web abaixo indicado, clicando no botão «Acrescentar o seu projeto» ou «Registar-se enquanto investidor». Registo gratuito e publicação de projetos de investimento para todos.


    NOTA: O PEPI limita-se a facilitar o financiamento de projetos, não garante o financiamento dos projetos apresentados nem impõe quaisquer obrigações jurídicas à pessoa que apresenta o projeto através do Portal. Os projetos apresentados através do PEPI não serão tratados como pedidos de financiamento ao abrigo do FEIE ou de outros instrumentos da UE/do BEI. A publicação de um projeto pode ser recusada por razões de natureza jurídica, de reputação ou outras.