Presidência Eslovena da UE
Julho a dezembro de 2021

Destaques
- Presidência Eslovena do Conselho da UE (01 julho-31 dezembro 2021)
Sítio internet oficial - slovenian-presidency.consilium.europa.eu | Programa - Presidência seguinte: Presidência do Conselho da UE (01 janeiro-30 junho 2022)
Sítio internet oficial - presidence-francaise.consilium.europa.eu/ | Programa | Eurocid - Presidência anterior: Presidência Portuguesa do Conselho da UE (01 jan-30 jun 2020)
Sítio Internet oficial - 2021PORTUGAL.EU | Programa | Dossiê Eurocid | Monografia
Notícias
- Ministro Logar: a França assume uma UE em grande forma [en]
31 dezembro 2021 - Presidência Eslovena em números [en]
30 dezembro 2021 - Destaques da Presidência Eslovena [en]
29 dezembro 2021 - Primeiro-ministro Janez Janša expõe os resultados alcançados pela Presidência Eslovena [en]
17 dezembro 2021 - Uma UE resiliente e revigorada: instituições da UE definem prioridades para 2022
16 dezembro 2021 - A primeira metade da Presidência Eslovena do Conselho da UE em palavras e imagens [en]
02 outubro 2021 - Apresentação das prioridades às Comissões do Parlamento Europeu [en]
15 julho 2021 - Tópicos-chave do Programa da Presidência Eslovena do Conselho da UE [en]
01 julho 2021 - Calendário indicativo de reuniões (1 julho-31 dezembro 2021) [en]
14 junho 2021 - Eslovénia apresenta slogan e logo da sua Presidência [en]
04 junho 2021
No período compreendido entre julho e dezembro de 2021, a Eslovénia assume, mais uma vez, a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), sucedendo a Portugal.
Presidência Eslovena em números (primeira metade)

Fonte: Sítio internet oficial da Presidência Eslovena do Conselho da UE
Programa e Prioridades da Presidência Eslovena
A Eslovénia continuará na senda do plano de recuperação económica da UE, de acordo com o seu programa, disponível no sítio internet oficial desta Presidência, que se enquadra no programa do Trio de Presidências (Alemanha, Portugal e Eslovénia) sucessivas do Conselho da UE.
A Eslovénia identificou quatro prioridades:
- resiliência, recuperação e autonomia estratégica da UE;
- Conferência sobre o Futuro da Europa;
- uma união baseada no modo de vida europeu, no Estado de Direito e em critérios iguais para todos;
- uma UE credível e segura, capaz de garantir a segurança e a estabilidade na sua vizinhança.
De salientar que a Presidência Eslovena será a quinta a integrar as novas prioridades da Agenda Estratégica 2019-2024 nos trabalhos do Conselho.
Calendário de eventos
O calendário de reuniões sob a Presidência Eslovena do Conselho da UE está disponível, onde pode ser encontrada informação detalhada sobre os eventos desta Presidência.
Logótipo
O logótipo, desenvolvido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Gabinete de Comunicação do Governo, simboliza a ligação entre a Eslovénia e a UE e os objetivos da sua Presidência.
A fita tem as cores da bandeira eslovena e tem a forma/perfil do Monte Triglav, o símbolo nacional deste país (também presente na sua bandeira), com o desenho de uma faixa, cuja oscilação ilustra os altos e baixos no desenvolvimento do processo de integração europeia.
Acima do Triglav estão sete estrelas douradas da bandeira europeia, representando a sétima estrofe do poema A Toast (distinguido com a Marca do Património Europeu, sendo da autoria de um dos maiores poetas eslovenos - France Prešeren), que forma a letra do hino esloveno, apelando ao diálogo e a uma sociedade aberta que apoie a ideia de integração e coexistência pacífica de todas as nações.
Lema
“Em Conjunto. Resiliente. Europa”
Este lema está em harmonia com os motes das anteriores Presidências (Alemã e Portuguesa) e com os princípios orientadores deste Trio de Presidências, procurando contribuir para o reforço da resiliência da UE às crises de saúde, económica, energética, climática e cibernética. As principais questões do desenvolvimento da UE estarão no centro da discussão sobre o futuro da Europa.
Programa conjunto do trio (Alemanha, Portugal e Eslovénia)
O programa conjunto do Trio de Presidências - Alemanha, Portugal e Eslovénia - tem como lema «Trabalhando juntos para uma Europa mais forte, mais equitativa e mais sustentável».
A pandemia da doença COVID-19 tem vindo a colocar enormes desafios a este trio: o programa conjunto para 2020/2021, com a duração de 18 meses, teve de ser adaptado e atualizado à nova realidade. A luta global contra o vírus e as suas consequências económicas têm exigido também novas prioridades.
O foco principal será otimizar e coordenar a gestão da crise, assegurando uma saída gradual por parte de toda UE. A médio e longo prazo, é importante promover a recuperação económica e retirar as devidas lições desta crise.
O programa do Trio de Presidências (Alemanha, Portugal e Eslovénia) recebeu, a 16 de junho de 2020, endosso político do Conselho da UE e constitui a base comum para uma cooperação estreita entre as três Presidências, representando um contributo para uma agenda europeia coerente.
Contexto da Presidência do Conselho da UE
A Presidência do Conselho da UE é assegurada por três Estados-Membros de grupos pré-determinados, sendo que cada membro desse grupo preside sucessivamente, durante seis meses, a todas as formações do Conselho (com exceção da formação dos Negócios Estrangeiros).
Este processo está contemplado no n.º 9 do art.º 16.º da versão consolidada do Tratado da União Europeia, com a Decisão do Conselho (2009/908/UE), que estabelece as medidas de aplicação relativas ao exercício da Presidência do Conselho e à presidência das instâncias preparatórias do Conselho, e com a Decisão do Conselho Europeu (2009/881/UE) também referente ao exercício dessa Presidência.
Os restantes membros de cada grupo apoiam a Presidência no exercício de todas as suas responsabilidades, com base num programa conjunto para 18 meses.
O exercício da Presidência implica grandes responsabilidades, representando um dever e um contributo de cada Estado-Membro para o bom funcionamento das instituições europeias.
Para mais informações, consulte, neste portal: Conselho da UE, Presidência do Conselho e Cronologia das Presidências do Conselho da UE - desde 1958 até 2030.
Links úteis
Documentos relevantes
Saber mais...

Vídeo
Capitais da UE: Liubliana (Eslovénia)
Fonte: Parlamento Europeu