Programa de Educação para a Cidadania Democrática
Duração do projeto: fevereiro a março de 2015.

O Projeto Programa de Educação para a Cidadania Democrática é promovido pela Câmara Municipal de Odivelas e tem a participação do CIEJD.
Enquadramento
A Câmara Municipal de Odivelas implementa, durante o ano letivo 2014/2015, o Programa de Educação para a Cidadania Democrática, dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional da rede pública do concelho, que envolve dois projetos: as sessões «Eu, Cidadão?» e o Executivo Municipal Jovem.
Objetivos
- Sensibilizar os jovens para os valores da Cidadania, nomeadamente para os direitos, responsabilidades e deveres associados;
- Desenvolver a consciência cívica, como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos, críticos, ativos e intervenientes;
- Intervir aos níveis educativo e formativo, formal e não formal, no âmbito da literacia democrática;
- Promover a Educação para a Cidadania, através da participação ativa dos alunos na vivência pública e democrática;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens;
- Reforçar o sentimento de pertença e identidade com o concelho e da sua participação na construção de um concelho melhor.
Destinatários
Alunos do ensino secundário e profissional da rede pública do concelho.
Projeto
As sessões «Eu, Cidadão?» têm como objetivo a transmissão de conhecimentos, realçando a importância da participação social, cultural e política dos jovens, através da promoção de espaços de debate e esclarecimento de dúvidas.
Na primeira sessão, o CIEJD será responsável pela apresentação do tema «O Jovem na Europa». Nestas apresentações serão desenvolvidas questões como a livre circulação de pessoas e bens, a cidadania europeia, a participação dos cidadãos nas estruturas europeias, as instituições europeias, entre outras.
A segunda sessão é dirigida a temas da política nacional e local, por exemplo, o sistema político, o Estado, a organização das estruturas democráticas.
Datas
Realização das sessões «Eu, Cidadão?»:
2 de fevereiro de 2015 (Dr. Carlos Medeiros - CIEJD)
- Escola Profissional Agrícola Dom Dinis - Paiã
9 de fevereiro de 2015 (Dr. Carlos Medeiros - CIEJD)
- Escola Secundária de Odivelas
18 de março de 2015 (Dr. Carlos Medeiros - CIEJD)
- Escola Secundária de Caneças
Notícia sobre o evento (publicada a 13/05/2015): http://www.cm-odivelas.pt/index.php/noticias/357-jovens-formam-executivo-por-1-diahttp://www.cm-odivelas.pt/index.php/noticias/357-jovens-formam-executivo-por-1-dia
Última atualização: 2015-05-18