Programa Nacional de Investimentos 2030
Instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes

O que é?
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) visa ser o instrumento de planeamento do próximo ciclo de investimentos estratégicos e estruturantes de âmbito nacional, para fazer face às necessidades e desafios da próxima década e décadas vindouras.
O PNI 2030 resultou de um exercício de análise e planeamento, envolvendo os mais variados atores económicos e sociais, de forma a alcançar um consenso nacional relativamente aos investimentos a realizar. O seu âmbito é multissetorial, incidindo sobre os setores da mobilidade e transportes, fatores-chave para a competitividade externa e coesão interna do nosso país, do ambiente, energia e do regadio, fundamentais para enfrentar os desafios da descarbonização e da transição energética.
Objetivos
O PNI2030 assenta em três objetivos estratégicos, a saber:
- Coesão: reforçando a coesão territorial, em particular através do reforço da conetividade dos territórios, e da atividade económica, valorizando o capital natural;
- Competitividade e Inovação: aumentando e melhorando as condições infraestruturais do território nacional, capitalizando o potencial geográfico atlântico nacional e reforçando a inserção territorial de Portugal na Europa, em particular na Península Ibérica;
- Sustentabilidade e Ação Climática: promovendo a descarbonização da economia e a transição energética, adaptando os territórios às alterações climáticas e garantindo uma maior resiliência das infraestruturas.
Aprovação
O PNI 2030 foi apresentado, em 22 de setembro de 2020, pelos Ministros das Infraestruturas e da Habitação, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura, e pelo Primeiro-Ministro.