Programa Trajetos

Promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo por parte dos jovens 

Programa Trajetos

O Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 188/2021, de 30 de dezembro, prevê a criação do Programa Trajetos, com a medida Afirma-te Já, de apoio à promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista o combate aos obstáculos de acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno, por parte de jovens NEET (Neither in Employment, Education or Training) em contextos particularmente vulneráveis, servindo de elo de ligação entre os jovens e os serviços de emprego. Compreende dois eixos de intervenção - aprendizagem e empregabilidade.

Objetivo

  • Promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo por parte de jovens que não se encontram a trabalhar, a estudar ou em formação, tendo em vista a implementação da renovada Garantia Jovem.

O programa encontra-se dividido em duas medidas:

  • Empreende Já -  medida de apoio ao empreendedorismo, através do desenvolvimento de competências e ideias de negócio, à constituição de empresas e de autoemprego, bem como à sua sustentabilidade, por parte de jovens com o 12.º ano concluído;

  •  Afirma-te Já - medida de apoio à promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista a remoção ou diminuição de obstáculos ao acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno, por parte de jovens em contextos particularmente vulneráveis.

 O Instituto Português do Desporto e Juventude é o organismo da administração pública responsável pela promoção, gestão e execução do Programa.


Destaques

Ligações úteis

Legislação

Medidas

Afirma-te Já

Apoio ao desenvolvimento de projetos de intervenção local que visem a remoção de barreiras ao acesso à educação, à formação (...)

Empreende Já

Visa a promoção do empreendedorismo jovem