Programa Trajetos
Promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo por parte dos jovens

O Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 188/2021, de 30 de dezembro, prevê a criação do Programa Trajetos, com a medida Afirma-te Já, de apoio à promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista o combate aos obstáculos de acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno, por parte de jovens NEET (Neither in Employment, Education or Training) em contextos particularmente vulneráveis, servindo de elo de ligação entre os jovens e os serviços de emprego. Compreende dois eixos de intervenção - aprendizagem e empregabilidade.
Objetivo
- Promover o acesso a oportunidades de educação, formação, emprego ou empreendedorismo por parte de jovens que não se encontram a trabalhar, a estudar ou em formação, tendo em vista a implementação da renovada Garantia Jovem.
O programa encontra-se dividido em duas medidas:
-
Empreende Já - medida de apoio ao empreendedorismo, através do desenvolvimento de competências e ideias de negócio, à constituição de empresas e de autoemprego, bem como à sua sustentabilidade, por parte de jovens com o 12.º ano concluído;
-
Afirma-te Já - medida de apoio à promoção de projetos de intervenção local, tendo em vista a remoção ou diminuição de obstáculos ao acesso à educação, à formação profissional e ao emprego digno, por parte de jovens em contextos particularmente vulneráveis.
O Instituto Português do Desporto e Juventude é o organismo da administração pública responsável pela promoção, gestão e execução do Programa.
Destaques
- IPDJ lança programa «Trajetos»
IPDJ | 18 fevereiro 2022 - «Programa Trajetos» para jovens NEET com foco no trabalho, estudo e formação
República Portuguesa | 18 fevereiro 2022
Ligações úteis
- Afirma-te já | IPDJ
- Empreende Já | IPDJ